Sociedade dos leitores mortos - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 20/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (Vírgula) de 1990, é contada a história do professor John Keating que, ao entrar na Academia Welton, decide transcender as ideias conservadoras do instituto a partir de suas aulas, nas quais apoia a literatura e a poesia. Com isso, desperta em seus alunos um prazer na aprendizagem e na leitura, que os auxilia no desenvolvimento de pensamentos críticos e autônomos. Em contrapartida, a realidade vista no Brasil atual é discrepante à apresentada pelo longa, uma vez que o número do analfabetismo funcional cresce em todo o país (Melhore a relação com o período anterior). Em virtude disso, é imprescindível analisar as razões que tornam essa problemática persistente no mundo contemporâneo.

Em primeiro lugar, é importante salientar o papel de destaque da leitura no desenvolvimento crítico e cognitivo. Assim como Immanuel Kant dizia que o homem era o que a educação fazia dele, o estudante é o que a leitura faz dele (Apresente fatos, dados). Nessa ótica, dados do Instituto Pró-livro indicam que, de 2007 a 2011, a média de livros lidos por indivíduo ao ano passou de 4,7 para 4. Logo, nota-se como a leitura e o alfabetismo são critérios diretamente proporcionais (Cuidado com ideias taxativas), visto que,  (Sem vírgula) para se criar o senso crítico, (Sem vírgula) é necessária a interpretação das informações referidas, como ocorre na Academia Welton (Como assim? Melhora a construção dessa ideia). Assim, a falta de incentivo à leitura e o desinteresse a esse mundo influenciam no crescimento do número desse analfabetos funcionais. (Argumentos superficiais. Delimite e articule os argumentos apresentados)

Ademais, a precariedade da motivação dos professores para com seus alunos corrobora para o aumento desses índices. Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, em seu conceito de Pacto da Mediocridade, na relação aluno-professor há uma aceitação quanto ao falso ensinamento e ao falso aprendizado, nos quais o professor “finge que ensina” e o aluno “finge que aprende” (Reelabore essa discussão). Dessa forma, cria-se a manutenção do conhecimento superficial, sem se aprender de fato (Cuidado com esse tipo de discussão). Logo, entende-se a deficiência (Reveja a seleção lexical) dos profissionais envolvidos no campo educacional (Vírgula) e em como essa situação afeta o cenário moderno.

Em suma, é fato que o problema do analfabetismo funcional persiste no país mesmo nos dias atuais. Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o aumento da leitura na sociedade brasileira, é necessário que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas literárias envolvendo as escolas e os professores no incentivo à leitura interativa (Reveja como essa proposta pode reverter o problema apresentado), a fim de mostrar o lado lúdico e indispensável da criatividade ao público infanto-juvenil. A partir disso, criar-se-ia uma interação verdadeira do homem à leitura e ao profissional comprometido com sua aprendizagem efetiva. Somente assim será possível combater a passividade e construir uma educação tal qual a da Academia Welton.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema proposto, porém falta a exposição de dados para enriquecer o desenvolvimento do seu texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200