Analfabetos funcionais no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 13/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao fazer uma análise na sociedade, (Sem vírgula) busca-se descobrir porquê o analfabetismo funcional ainda é um problema persistente e como resolver essa questão (Reestruture essa discussão). No Brasil ainda existem pessoas que apesar de terem terminado o ensino médio (Vírgula) e até a faculdade, continuam não sabendo interpretar textos simples e resolver equações matemáticas elaboradas. Pois (Vírgula) infelizmente, muitos deles não tiveram um bom ensino. (Desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

Além disso este transtorno continua (Reelabore essa discussão) por causa da pouca importância do governo na educação, não incentivar a leitura nas escolas e a ineficiência no sistema educacional atual, por que  porque se a autoridade encoraja-se encorajasse a leitura nas escolas e fazendo melhorias esta dificuldade não estaria presente em  (Reestruture essa discussão) nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano. Isto trás  traz consequências ao indivíduo no desenvolvimento tanto profissional quanto social (Melhore a construção de sentido).

Dessa forma é preciso investir mais na aprendizagem nos colégios (Vírgula) dando prioridade a leitura (Vírgula)  fazendo campanhas publicitárias e aconselhar aos pais a estimularem os filhos a lerem e estudarem em casa (Vírgula) com intenção de se desenvolverem melhor na sociedade. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200