Analfabetismo funcional versus tecnologia versus marcado de trabalho - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 13/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo funcional é uma dura realidade que ainda perdura no país. Tal problema consiste principalmente no fato da pessoa não conseguir interpretar textos consideravelmente fáceis, ou algo do tipo. (Evite ese tipo de construção) O mesmo (Use quando houver ideia de igualdade), (Sem vírgula) pode ter várias motivações como, por exemplo, não possuir o hábito de leitura . Consequentemente, na maioria das vezes, a pessoa não consegue participar do mercado de trabalho, pois, (Sem vírgula) cada vez mais as empresas buscam profissionais capacitados. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

Com relação ao fato do hábito da leitura, (Sem vírgula)  devemos  (Evite ideia de primeira pessoa) salientar que atualmente os livros perderam espaço para as novas tecnologias . Assim , se antes a criança , ou até mesmo adulto, buscaria um livro para entreter-se , hoje eles se distraem com jogos , filmes ,séries, redes sociais ,entre outros. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore essa discussão)

Além disso , podemos (Evite ideia de primeira pessoa) relacionar também o número de analfabetos funcionais com ,por exemplo , o número de desempregados ,de pessoas que não cursaram o ensino superior ,que desistiram da escola por não chegarem ao ensino médio, entre outros diversos fatores. Com isso , a necessidade de profissionais capacitados no mercado de trabalho só aumenta . (Discussões superficiais. Reestruture as discussões apresentadas)

Enfim  (Reveja elementos coesivos), a educação deve-se deve iniciar primeiramente em casa . Com isso ,os pais devem incentivar a leitura e os estudos para que a criança cresça com uma formação intelectual boa . Outra forma de solucionar o problema é , na escola , se tornar obrigatória a leitura de determinados livros ,fazendo não só com que a criança leia (Vírgula) mas escreva um resumo do livro , desenvolvendo também a escrita . (Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


A abordagem do tema proposto está superficial. Reelabore as discussões e delimite as ideias que serão articuladas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200