No que se concerne, (Sem vírgula) o analfabetismo funcional no Brasil foi introduzida por volta de 1980 (Reformule essa discussão). Emilia Ferreiro que revolucionou a analfabetização, cultura, escrita e educação. (Problemas na progressão de ideia) Entretanto, é possível afirmar, (Sem vírgula) que metade da população brasileira sabe ler e escrever, porém, (Sem vírgula) são incapazes de interpretar corretamente textos simples, ou realizar pequenas operações matemáticas e gráficos. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
Certamente, segundo o ministro (Cite o nome), foi divulgada pelo IBGE (Desenvolva a sigla), através de uma pesquisa, uma taxa na qual o Brasil tende de pelo menos 11,3 milhões de pessoas entre 15 e 15 anos analfabetizadas. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Ademais, adeia arcaica que bibliotecas são um monumento para se guardarem livros por um espaço modesto (Problemas na contrução de sentido). Diante disso, as bibliotecas tem um papel de suma importância, visando interação artísticas e tecnológicas, ajudando no estímulo e aprendizado pela leitura e escrita nas práticas sociais, deduzindo assim, o índice de analfabetismo funcional (Problemas na construção de sentido. Reformule as discussões apresentadas ao longo do texto)
Portando, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira (Vírgula) à respeito do problema, urge que o Ministério da Educação s Cultura (MEC) promova, por meio de verbas governamentais, novos projetos de bibliotecas dentro e fora das escolas de casa município e palestras motivacionais. Sendo assim, o ideal seria se todos os jovens e estudantes tivessem acesso a uma alfabetização plena, capaz de promover autônomia em atividades como: dinmizar atividades, ler, refletir e opinar tendo respectivamente seus próprios tempos e espaços para se aprimorarem mais na leitura e escrita funcionais . (Reformule as discussões)
Comentários do corretor
As ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a melhorar a construção de sentido ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |