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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 12/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo no Brasil é um problema que afeta principalmente indivíduos das classes menos favorecidas, porém, (Sem vírgula) o número de analfabetos no país diminuiu nos últimos anos. Ademais, é importante abordar o fato da existência de analfabetos funcionais, isso se dá devido a educação de baixa qualidade oferecida em escolas públicas. (Melhore a progressão de ideias e apresente a tese)

Em uma primeira análise, é notório que a adesão da Lei 9.394/96, que proíbe a reprovação de alunos, causa deficiências no ensino, fazendo com que esses não tenham uma boa capacidade de interpretação (Reformule essa ideia). Isso ocorre principalmente em instituições não privadas, o que leva ao aumento da desigualdade social na nação. (Discussão superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

Nesse contexto, é inegável que, para que haja um maior ingressamento  (Reveja a seleção lexical) no mercado de trabalho, a população deve ter um nível básico de conhecimento na área de leitura e compreensão da mesma (Use quando houver ideia de igualdade). Isso mostra que a alfabetização dos cidadãos pode causar também melhoras na economia do Brasil. (Melhore a progressão de ideias)

Em suma, é indubitável que, (Sem vírgula) para que o país tenha melhores condições socioeconômicas, o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), invista em ensinos de maiores qualidades (Reestruture) nas escolas municipais e estaduais. Outrossim, cabe aos responsáveis uma cobrança maior para que sua prole tenha em resultado melhor nos seus estudos. (Reestruture as discussões e articule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser mais articuladas, tendo em vista que o tema proposto foi mobilizado de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200