O analfabetismo funcional é um problema persistente nas escolas, nas provas como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) em interpretações de textos verbais e não verbais. Por tanto Portanto a falta de ensinos voltados à leitura e entendimento gera este tal impasse. (Discussões superficiais. Reestruture e apresente a tese)
A educação sempre foi uma doutrina em destaque perante uma sociedade, isso vem de muito tempo atrás como os jesuítas portugueses vindo catequizar e ensinar os índios brasileiros na época da colonização. (Abordagem superficial do tema proposto)
Uma pessoa que sofre do analfabetismo funcional pode não sentir problemas durante o dia a dia (Reformule essa ideia), mas por exemplo em uma charge, essa pessoa sentirá dificuldades para interpretar a ironia trazida no texto. (Discussões superficiais. Reelabore as ideias apresentadas)
Deste modo cabe ao MEC (Ministério da Educação) (Vírgula) cujo representante é o ministro Abraham Weintraub, fazer investimentos nas escolas e faculdades, principalmente no ensino fundamental, pois ficaria ficará mais fácil resolver tal problema mais cedo. Também fazer com que todos tenham acesso aos estudos, pois como disse Immanuel Kant: "O homem é aquilo que a educação faz dele". (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |