Leio e falo mas não entendo - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 12/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo funcional é um problema persistente nas escolas, nas provas como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) em interpretações de textos verbais e não verbais. Por tanto  Portanto a falta de ensinos voltados à leitura e entendimento gera este tal impasse. (Discussões superficiais. Reestruture e apresente a tese)

A educação sempre foi uma doutrina em destaque perante uma sociedade, isso vem de muito tempo atrás como os jesuítas portugueses vindo catequizar e ensinar os índios brasileiros na época da colonização. (Abordagem superficial do tema proposto)

Uma pessoa que sofre do analfabetismo funcional pode não sentir problemas durante o dia a dia (Reformule essa ideia), mas por exemplo em uma charge, essa pessoa sentirá dificuldades para interpretar a ironia trazida no texto. (Discussões superficiais. Reelabore as ideias apresentadas)

Deste modo cabe ao MEC (Ministério da Educação) (Vírgula) cujo representante é o ministro Abraham Weintraub, fazer investimentos nas escolas e faculdades, principalmente no ensino fundamental, pois ficaria  ficará mais fácil resolver tal problema mais cedo. Também fazer com que todos tenham acesso aos estudos, pois como disse Immanuel Kant: "O homem é aquilo que a educação faz dele". (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200