Analfabetismo no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 12/03/2020

Status:

Corrigida
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Com o passar dos tempos o homem foi evoluindo e adquirindo costumes e habilidades, principalmente com o uso da escrita. A sua invenção na passagem da pré-história para a idade antiga, (Sem vírgula) foi de grande importância para o desenvolvimento da humanidade, utilizando-a como uma fonte de informações e ideias, entretanto para adquirir tal habilidade é necessário também usar a leitura (Reelabore essa ideia)(Apresente a tese)

Nos dias atuais a sociedade usa a escrita e leitura com extrema frequência, pois, (Sem vírgula) essas habilidades ajudam e influenciam no aumento do intelecto individual e coletivo, fortalecendo o pensamento crítico e criativo de cada um. Segundo o "Inaf" a alfabetização pode ser classificada em 4 vertentes, sendo uma delas o analfabetismo funcional, onde  (Reveja pronomes relativos) o indivíduo é incapaz de entender, compreender textos em geral, mesmo com o conhecimento básico de reconhecimento numérico e alfabético. Sendo assim, são incapazes de usufruir de livros e jornais. A leitura também está presente no mundo virtual onde grandes redes sociais (Vírgula) como o "Facebook" e "Twitter" (Vírgula) utilizam em sua grande parte textos informativos e opiniativos. (Delimite e articule mais as discussões para evitar uma abordagem superficial)

Como em toda a história a partir do uso da escrita, nem toda a população teve o direito de aprender tais dotes, é fundamental concordar que nos dias atuais essa carência ainda existe (Reelabore essa discussão). De acordo com os dados do "Instituto Pró-Livro" (Vírgula) as pessoas que foram entrevistadas dizem não entender o conteúdo de livros, também uma das causas é a falta de oportunidades e a desistência de alguns no ambiente escolar. Este fato exclui famílias carentes e com a falta de motivação ao crescimento no mercado de trabalho e pessoal, com a consequência de que não estarão ao mesmo patamar que os alfabetizados, servindo apenas em cargos mais baixos ou até mesmo sem uma fonte de renda. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)

Para eliminar este problema é necessário a estruturação de instituições caridosas para ajudar os desprovidos deste atributo, com um programa gratuito de aprendizagem e conhecimento sobre a escrita e sua leitura, após isso a prática, como leituras de contos e estórias (Vírgula) pode levar essas vítimas ao entendimento e crescimento intelectual. É mister confirmar que o aumento de escolas públicas em locais afastados, como periferias e zonas rurais (Vírgula) é essencial e um direito para os jovens. Assim a sociedade se tornará mais solidária e consequencialmente mais rica em diversos aspectos. (Reestruture as discussões e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200