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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 12/03/2020

Status:

Corrigida
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Ninguém nunca saberá tudo. Mas, ter a dignidade de saber que não sabe, é um grande passo para melhorar. É muito fácil todos culparem os professores e a educação brasileira, pelo alto índice de analfabetos funcionais. É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro. Ao invés de cumprir com suas responsabilidades, que é, estudar, aprender, evoluir, criticar, questionar, refletir e pensar. Atuar de verdade! Ser um cidadão participativo e não um mero coadjuvante de sua própria história. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões e apresente a tese)

A desigualdade socioeconómico  socioeconômica e sociocultural é o grande dificultador para que ocorra uma mudança significativa e satisfatória na realidade da educação nacional. Porque isso vai muito além de tudo o que é aplicado em sala de aula. Para que cada um tenha um bom desempenho cultural, eles teriam que ter no mínimo um convívio diário com pessoas esclarecidas, (Uso inadequado da pontuação) E não é isso o que acontece. Eles passam em geral quatro horas estudando, e vinte horas passam com suas realidades, não só se aprende em sala de aula, se aprende na praia, no cinema, no teatro, no restaurante, nos museus, na boa música, nas viagens e com os livros(Reelabore as discussões para melhorar a construção de ideias)

A desvantagem dos que não têm grana nem família estruturada e escolarizada é visível e muito grande. O que eles aprendem na escola esquecem no caminho para casa. Às vezes, para os que moram em lugares muito violentos se desviando de uma bala. (Reelabore essa discussão) É preciso um novo olhar para esses excluídos. Às vezes, a solução do problema não está em um novo caminho, mas em um novo jeito de caminhar!  (Evite construções clichês) Em uma nova postura, em um novo reflexo que projete o alunado para a integração total na sociedade e nunca em sua total exclusão. (Reformule as discussões, pois a abordagem do tema está superficial)
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Para que esse grande problema não mais se perpetue é preciso que os governos, municipais, estaduais e federais queiram assumir suas responsabilidades e seu dever (Reformule essa ideia). Um cidadão de bem é mais barato que um preso. (Reelabore essa ideia) O governo investe uns 15 anos em um estudante, e depois ele entra na sociedade para somar com seu trabalho e servir a nação. Um cidadão de bem preparado para seguir sua vida sem precisar do governo. Quando isso não é feito todos sentem as consequências. Logo, a solução tá na escola, com o apoio dos governos, deve-se fazer um projeto com esporte, lazer e arte em cada escola desse país. A volta das gincanas escolares seria de muita ajuda e transformação para aqueles que não têm o direito nem de assistir um filme em sala de um cinema. (Reformule a discussão e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200