ANALFABETISMO E SOCIEDADE - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 12/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pode -se afirmar que a presença dos Jesuítas, (Sem vírgula) trouxe a aprendizagem, assim sendo à a alfabetização dos índios (Melhore a construção de sentido. Reestruture a discussão apresentada). Atualmente a educação, (Sem vírgula) ocorre em ensino regular, embora muitos chegam  cheguem ao ensino superior incapazes de interpretar textos e cálculos matemáticos. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

Em primeiro lugar Padre Antônio Vieira`` A boa educação é a moeda de Ouro. Em toda parte, tem valor, ´sabe- que a precariedade educacional, levam os discentes a não interagir com a leitura, entretanto muitos docentes preocupam em cumprir os currículos e levam adiante a negligência. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore a discussão apresentada)

Em segundo lugar os recursos de tecnologia, (Sem vírgula) não utilizados de forma eficaz levam aos cidadãos à lentidão ao analfabetismo funcional (Problemas na construção de sentido), entretanto está ineficiência deixa as políticas econômicas a repensar sobre as necessidades. (Abordagem superficial do tema proposto)

Por fim, segundo o IBGE Instituto Brasileiro Geográfico (Reelabore) este número (Qual?) de pessoas sem instrução formal tem sido diminuindo em XXI, por outro lado a população estão adquirindo seus conhecimentos em uma democracia da sociedade.  (Problemas na construção de sentido. Reestruture e articule mais as ideias apresentadas)

Diante a suma o Ministério da Educação  (Reformule) deve implantar apoio as mídias por meio de propagandas de televisão e uso da internet, o qual pode ser semanal (Vírgula) estimulando a leitura de jornais e livros (Vírgula) a fim reduzir a ignorância apropriando da capacidade criativa. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200