A necessidade de uma restruturação na educação brasileira - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil apresenta uma estrutura de ensino ultrapassada, segundo o que dizem muitos especialistas. E isso reflete a atual situação do país em exames de avaliação, como o PISA (Desenvolva a sigla), o qual mensura por meio de provas o desempenho escolar de alunos de muitos países, e o Brasil possui uma performance ruim em matérias como português e matemática (Reelabore essa discussão para melhorar a progressão de sentido). Assim, sendo necessária uma reforma no ensino do país (Vírgula) a fim de combater uma grande deficiência: o analfabetismo e analfabetismo funcional. Tendo em vista o fraco poder de políticas públicas em mitigar tal fenômeno. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas para melhorar a construção de sentido)

Em primeiro lugar, vale destacar o prejuízo que uma população mal instruída pode trazer a um país, uma vez que a educação é essencial para o desenvolvimento humano e técnico-científico.Contudo, o Brasil adota um modelo de ensino (Qual modelo?) pouco eficiente e por isso é nítido o atraso quando comparado a outras nações de igual nível econômico. Portanto, é sabido adotar (Problemas na construção de sentido) novas formas de alfabetização e um novo currículo escolar (Vírgula) o qual tenha o aluno como foco; (Vírgula) ou seja, ensinar os alunos de acordo com suas dificuldades (Vírgula) a fim de melhorá-lo e um ensino voltado a suas vocações, dessa maneira evitando até mesmo vasão escolar, sendo esta um fator que muito contribui para o pouco desenvolvimento dos níveis de alfabetização. (Problemas na construção de sentido. Reelabore as discussões para melhorar a progressão de ideias)

Ademais, destaca-se uma questão em que os alunos passam muito tempo numa escola aprendendo matérias, (Sem vírgula) que (Vírgula) observando de uma forma pragmática, pouco irão agregar a uma futura carreira profissional, o que acarreta em muito tempo e recursos sendo investidos de forma desnecessária (Evite esse tipo de construção. Reelabore essa ideia). Além do mais, há um acentuante desigualdade social e econômica entre as regiões e isso há forte impacto, pois os maiores índices de analfabetismo funcional estão nas regiões mais pobres, (Ponto final) Então, sendo necessária uma intervenção estatal mais forte, posto que a pobreza contribui para o aumento de tal problemática, já que a falta de oportunidades leva muitos jovens em idade produtiva a abandonar o meio escolar. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)

Portanto, é valido afirmar que a educação nacional passe por reformulações visando a diminuição do analfabetismo funcional, assim como outras deficiências inerentes ao ensino brasileiro. Para isso, cabe ao governo federal, em conjunto com o Ministério da Educação e das secretarias estaduais e municipais, propor um novo modelo de ensino para as escolas brasileiras, com base em matérias que incentivem a leitura, que vise instigar o aluno a ter prazer em aprender e de forma que melhor seja aproveitado os recursos humanos, materiais e financeiros do Estado. (Reelabore a proposta de intervenção e evite o queísmo)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200