O analfabetismo no Brasil é muito comum, estima-se que de 3 a cada 10 brasileiros são incapazes de interpretar textos (Vírgula) ou até mesmo de resolver problemas matemáticos. (Reelabore as discussões inciais e apresente a tese)
Os principais motivos é são a falta de leitura; (Vírgula) falta de ensino adequado, embora seja seu direito; (Vírgula) falta de motivação. (Não compreende a estrutura do texto)
Esse problema ainda persiste, pois não há ajuda do governo ofertando minicursos, bancas de leituras e vários outros fatores... (Abordagem superficial do tema proposto. Não compreende a estrutura do texto)
Para que seja resolvido basta ter auxílio do governo nas instituições públicas, apoio dos pais na inclusão da leitura no dia a dia e principalmente motivação! (Evite esse tipo de construção. Reelabore as discussões e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 240 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |