Educação debilitada, uma estrutura que persiste - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação brasileira vem enfrentando momentos dolorosos, (Evite esse tipo de construção) a iniciar pela má estrutura nas escolas, professores desmotivados, grande evasão escolar e outros itens  (Reveja a seleção lexical) que levam ao quadro de analfabetismo que vivemos  (Evite ideia de primeira pessoa) atualmente. Mesmo com acesso disseminado pela país, (Problemas na construção de sentido) a estrutura ainda não atende ao necessário, e claro, alguns conseguem driblar o sistema de educação regular e dar um "jeitinho" de serem aprovados com facilidade, a corrupção presente em outra forma que também é prejudicial(Reelabore e desenvolva as discussões iniciais de acordo com o tema proposto)

Muitas escolas no país apresentam uma estrutura física debilitada para atender a demanda de alunos que possuem, a exemplo de: a falta de cadeiras, material didático, algumas não possuem água encanada, ou mesmo a conta de luz regulada. Tais pontos são totalmente prejudiciais para a formação do aluno, implicando em prováveis evasões, ou mesmo na facilitação da aprovação do aluno durante seu trajeto escolar, prejudicando seu desenvolvimento, (Observe o uso inadequado da pontuação. Além disso, reflita como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacionam com tema proposto)

Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), em média 30% da classe de professores de educação básica e fundamental tem se dedicado a pelo menos duas escolas, devido a baixa oferta salarial que recebem. Desmotivados com o emprego, acumulando ocupações em várias escolas (Vírgula) para conseguir uma renda mínima de sobrevivência, ficam estressados devido a carga excessiva e tem sua saúde mental prejudicada, levando a não serem tão efetivos no trabalho, não avaliando com maior rigidez os alunos, ou mesmo aprovando a classe de alunos para manter o emprego que é necessário. (Reelabore a discussão apresentada. Delimite e articule as discussões de acordo com o tema proposto)

A quantidade de alunos que abandonam a escola durante a educação básica e fundamental ainda é alarmante. Segundo dados publicados na revista sobre educação básica do Brasil, em média 25% dos alunos abandonam a escola durante essa fase devido a falta de incentivos no ambiente familiar, ou mesmo necessitando de sustento para si próprio, já que a família não tem como subsidiar o aluno. Desses que abandonam, poucos retornam futuramente, a maioria segue em trabalhos informais. (Reelabore as discussões apresentadas. Desenvolvimento superficial)

É necessário por parte do governo, que é o garantidor e mantenedor dos direitos sociais, prover politicas públicas que atendam a necessidade das famílias mais carentes, para que as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) possam manter seus membros na escola, além de fiscalização efetiva para monitorar a eficiência da política aplicada. Prover também estrutura física para as necessidades dos alunos nos espaços escolares, e claro, revisar a faixa salarial dos professores, evitando assim a sobrecarga de trabalho. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e articule as ideias de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200