Analfabetismo funcional no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status:

Corrigida
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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste? (Não compreende a estrutura do texto)

São chamados de analfabetos funcionais aqueles que reconhecem algumas palavras, porém não possuem capacidade de compreender textos, por mais que hajam palavras de seu dia-a-dia, dia a dia a coerência não é introduzida em suas mentes. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

O analfabetismo funcional vem diminuindo cada vez mais com o passar dos anos, pois as pessoas têm grande acesso à internet e tecnologias, o que os estimula a se interessar pelas notícias globais ou videogames, e consequentemente, (Sem vírgula) tal ato aprimora sua leitura e vocabulário. (Problemas na progressão de ideias. Abordagem superficial do tema proposto)

Contudo, há aproximadamente 60 anos, essas inovações tecnológicas não faziam parte do cotidiano da população. Muitas das pessoas que viviam no campo, (Sem vírgula) não conseguiam chegar às escolas, por estas serem longe o suficiente para não possuírem meios de transportes para se locomover. (Não compreende a estrutura do texto) 

Todavia, ainda há analfabetos pelo Brasil e alguns casos são responsabilidades do grau de necessidade passada dentro de seus  (Evite ambiguidade) lares familiares, como trocar a escola pelo trabalho e ter de colocar o sustento dentro de casa. Há casos também, (Sem vírgula)  em que o estudante vai perdendo o ânimo por acreditar que não é capaz de concluir, e com isso sua motivação vai diminuindo, (Sem vírgula) até ele desistir completamente e passar a vida toda se sujeitando em trabalhos com míseros salários. (Não compreende a estrutura do texto)

Portanto, o governo atual possui  possue sistemas para melhorar essa situação, mas não são todos que se interessam. Estudos comprovam que encontrar uma forma divertida para os professores passarem as matérias mais tediosas, seria introduzindo jogos com o tema da matéria a ser estudada, (Reelabore) fazendo com que todos os alunos se interessassem cada vez mais pelas aulas e gerando interesse de estudar por conta própria.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto (e do tema proposto). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200