O analfabetismo funcional, apesar de estar reduzindo, ainda é uma questão recorrente no Brasil, que torna difícil a compreensão de símbolos escritos usados diariamente, como placas, outdoors, avisos, identificações de ônibus, preços de produtos, dentre outros. Esse problema é causado por falhas no sistema educacional. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais)
O antigo ministro da educação, Paulo Renato Souza, declarava que a educação deveria focar-se forcar nas crianças, afinal a “sucessão geracional” extinguiria o analfabetismo. Esse raciocínio demonstra a falta de investimento na educação de qualidade de jovens e adultos, amparando, assim, a perpetuação do analfabetismo funcional, pois, (Sem vírgula) além dos indivíduos estarem vivendo mais, muitas crianças tem têm sua alfabetização complementada em casa, nas tarefas escolares. (Abordagem superficial do tema proposto)
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro (Vírgula) no Brasil, metade dos entrevistados afirma não ler livros por não os entenderem. Esse dado reflete que a forma de lecionar ultrapassada, a falta de material qualificado e as salas sobrecarregadas de alunos não permitem ao professor alfabetizar com maestria. (Reelabore as discussões apresentadas)
Considerando os dados apresentados, percebe-se que o analfabetismo funcional ainda persiste no Brasil devido à falta de investimentos eficazes na área educacional. Para solucionar esse problema, é necessário material de boa qualidade para que professores consigam lecionar de forma moderna e eficaz, além de turmas com um menor número de alunos. Ademais, para a educação de jovens e adultos, fica evidente a necessidade de um programa para a alfabetização dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade).
Comentários do corretor
Reelabore, delimite e articule mais as discussões, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |