Combate ao Analfabetismo funcional no Brasi - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que o alto índice de analfabetos no Brasil é preocupante, inclusive os funcionais (Vírgula) que apesar de serem alfabetizados possuem dificuldades de interpretar conteúdos básicos no cotidiano. A grande massa da população ao concluir a leitura de um livro ou artigos, (Sem vírgula) afirmam não entender os assuntos abordados por não ter o domínio do que estão praticando. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

O analfabetismo ainda ocorrer porque a educação básica no país não o foco de incentivar os estudantes (Problemas na construção de sentido) a adquirir habilidades práticas nos assuntos para serem compreendidos, exemplificando hábitos de ler bons livros, produzir conteúdos relevantes (Melhore a construção de sentido). Portanto, os períodos do ensino fundamental e médio partes  parte das matérias apenas são “dados como dados” e os alunos aprenderem por aprender, contudo, (Sem vírgula) não acabam absorvendo os temas aplicados, por falta também de consientização  conscientização da população não buscarem fontes de conhecimentos. (Reelabore as discussões. Desenvolvimento superficial)

Cabe ressaltar, (Sem vírgula) que o combate da à persistência do alfabetismo no Brasil, primeiramente (Vírgula) deve ser agido pela população buscando novas formas de aprendizado, pesquisas actividades que auxiliam a memoria, fixação, raciocínio lógico (Reelabore essa discussão). Profissionais da educação propocionam outras modalidades de ensino, influenciando os estudantes a lerem mais para obter melhores rendimentos para que todos tenham o nível de conhecimentos no mesmo patamar. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as discussões apresentadas no texto, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200