Às vezes são alunos até do ensino médio, outras vezes são adultos em idade de trabalho, o analfabetismo funcional é um problema de muitas gerações (Melhore a progressão de sentido). Pessoas que lêem leem um texto inteiro, mas chegando ao final dele não fazem idéia do que leram, lhe ensinaram a juntar silabas sílabas e formar sons a partir das letras, mas não a tirar significado disso. (As discussões iniciais precisam ser reestruturadas para melhorar a progressão de sentido. Apresente a tese)
Sabendo disso (Evite esse tipo de construção) é muito fácil entender o prejuízo intelectual que um analfabeto funcional sofre (Vírgula) e ao mesmo tempo é possível medir a ineficácia do decorrimento (Reveja a seleção lexical) atual da nossa (Evite ideia de primeira pessoa) educação. Porém no mundo atual onde a tecnologia se tornou recurso indispensável o analfabetismo funcional atrela um novo risco (Vírgula) já que notícias falsas são mais facilmente aceitas por pessoas que tem têm domínio parcial da interpretação. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore as discussões)
Todos esses problemas estão unidos a uma serie de razões, Paulo Freire disse que educar não se limitava a transmitir o conhecimento, mas permitir que ele se desenvolvesse na mente do aluno. Porém (Vírgula) como pode ser observado atualmente, as escolas se preocupam mais em passar assuntos num determinado período de tempo do que em trabalhar a criatividade dos alunos. (Desenvolvimento superficial)
Além do mais (Evite esse tipo de construção) o Brasil sofre com outro problema muito comum entre as classes mais baixas, a evasão escolar, muitas vezes devido a falta de apoio financeiro da família crianças se vêem obrigadas a abandonar os estudos e trabalharem para sobreviver. Outra causa que dificulta o resgate dessas crianças é o preconceito que sofrem em sala por serem repetentes ou terem menos aprendizado que o resto da turma. Ligado a isso ainda pode se citar a crença de que filhos de operários estão fadados a serem operários, as escolas se tornam fabricas fábricas de empregados ao invés de ambientes de desenvolvimento. (Observe que há falta de progressão de ideias)
Observando esse problema que causa danos diversos a sociedade (Vírgula) que vão desde de a alienação da população ate até o sucateamento do ensino (Vírgula) cabe aos setores educacionais manterem de pé as iniciativas que adquirem material de estudo, oferecem transporte e alimentação gratuita a estudantes, além de possíveis bolsas de alfabetização e apoio de especialistas pedagógicos para que os obstáculos financeiros e sociais deixem de impedir que alguém possa entender o que lê. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |