Analfabetismo funcional mais uma variante do contexto educacional - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status:

Corrigida
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A análise do analfabetismo funcional no contexto brasileiro faz parte do próprio processo evolutivo por qual passa a educação, já que inicialmente buscava-se a oferta de um ensino gratuito que ganhou grande destaque com a publicação do manifesto dos pioneiros da educação, em 1930. Posteriormente, houve toda uma (Reelabore) preocupação de estender essa gratuidade para outras modalidades, além do primário. Em seguida, procurou-se garantir o acesso da população a este ensino, de maneira que na década de 1970 o poder público inciou um movimento de alfabetização voltado principalmente para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar na faixa etária certa. (Apresente a tese)

O objetivo nesse período era que uma parte significativa da população aprendesse a ler e a escrever. Desse modo, o poder público lançou mão do método de alfabetização de Paulo Freire, procurando adequá-lo a política pública educacional que se instalara. Na época, parte dessa ação foi alcançada, mas por outro lado devemos (Evite ideia de primeira pessoa) compreender que esse processo estava atrelado aos acordos internacionais firmados pelo Brasil para melhorar as condições da educação básica. (Articule mais as ideias apresentadas, de modo a evitar um texto expositivo)

Essa busca tem se processado até os dias atuais, já não tanto sob o argumento do acesso, mas da qualidade da educação a ser ofertada. Nesse aspecto, a alfabetização vem a ser uma das variáveis responsável por esse alcance, mas quando sua oferta não permite a capacidade mínima para que o sujeito interprete textos simples, seu atendimento torna-se algo preocupante, especialmente se sua realização for mais direcionada para o atingimento de índices educacionais. (As ideias apresentadas precisam ser mais articuladas)

Diante disso, as políticas que envolvem sua elaboração e planejamento devem ser repensadas, pois a sua execução não deve ser feita aligeiramente e suas ações devem ser realizadas de forma estrutural, focando na formação de profissionais alfabetizadores, bem como conjuntural instigando o contato da população com os diversos gêneros textuais por meio de rodas de leitura (Vírgula) e também pela introdução do cinema como instrumento para potencializar esse processo (Evite períodos longos). Acredita-se que essas atitudes possam minimizar o problema do analfabetismo funcional na sociedade, garantindo ao sujeito o desenvolvimento de habilidades interpretativas para ler o mundo. (Reestruture e articule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto as ideias precisam ser mais articuladas, tendo em vista a predominância de uma discussão expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200