No livro "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, é mostrado a correlação entre o analfabeto funcional e a falta de liberdade acerca do seu papel como cidadão, que é causado pela pouca informação ao a qual ele tem acesso (Essa discussão pode ser mais explorada). Nesse sentido, o analfabetismo funcional no Brasil traz sérias consequências para o país, tais como a desinformação e problemas sociais, reflexo de anos de educação falha e negligências nesse setor. (Discussões pertinentes, no entanto é preciso melhorar a progressão de ideias)
Uma das vertentes dessa problemática é a falta de informações que tais indivíduos estã acometidos(Abordagem superficial), comprometendo seriamente suas escolhas perante assuntos de natureza política, pois é mais difícil avaliar propostas e perceber contradições, sendo assim, isso afeta de maneira significativa no resultado de eleições e afins.(Discussão superficial. Evite períodos longos)
Em um país onde há milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade percebe-se que existe uma educação falha (Melhore a construção dessa ideia), logo, há problemas que são desencadeados (Explore mais essa discussão), contribuindo para baixos indicadores sociais e afetando, de certo modo, a economia da nação, pois a situação em áreas socias em um país revela a situação real em que ele se encontra política e economicamente. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture as discussões e evite períodos longos)
Como forma de amenizar tal cenário, o Governo deve realizar investimentos na educação básica que estimulem o pensar e a criatividade através de novos métodos de ensino (Desenvolva mais essa discussão), pois como diz Gilberto Dimenstein "se um país é a árvore, as crianças são os frutos". Ademais, deve também promover campanhas publicitárias que incentivem jovens e adultos a lerem, para que dessa forma possam desenvolver suas ideias e pensamentos. Ainda nessa perspectiva, os empresários, juntamente com o Governo, devem realizar projetos que estimulem a leitura em suas empresas como forma de disseminar tal hábito, contribuindo de maneira idônea contra o analfabetismo funcional no Brasil.
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas para evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |