Analfabetismo funcional no Brasil - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 05/03/2020

Status:

Corrigida
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Nos últimos anos, os níveis de escolaridade (Como assim?) da população reduziram 2,8% em relação a 2004, segundo a pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio (PNAD). No entanto, ainda persiste uma significativa proporção de analfabetos funcionais que mesmo tendo concluído o ensino médio ou superior, não conseguem interpretar adequadamente textos fáceis e operações matemáticas básicas. Em geral, esses tornam-se mais susceptíveis a desinformação (Vírgula) e não conseguem exercer adequadamente sua cidadania e uma vida autônoma. Diante disso, o Governo deverá desenvolver medidas para solucionar esta problemática. (As discussões apresentam problemas na progressão de sentido. Reelabore e apresente a tese)

Historicamente, os escolares (Como assim?) aprendiam a ler e escrever por meio de cartilhas e palmatórias, porém, nos dias de hoje, o governo criou o sistema de progressão continuada, no qual o aluno poderá ser reprovado apenas ao final de cada ciclo, por um ano, e posteriormente irão continuar o estudo, (Sem vírgula) mesmo sem o conhecimento necessário (Reelabore o desenvolvimento dessa discussão. Abordagem superficial). No entanto, esse procedimento contribui para o aumento do analfabetismo funcional. Adicionalmente, professores relatam que já é comum o ingresso de (Evite esse tipo de construção) discentes nas universidades com deficiências básicas na formação escolar. Em razão disso, essas instituições estão oferendo disciplinas de nivelamento de matemática e português com a finalidade de que os universitários consigam acompanhar as aulas e se formar. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

Além disso, permanece no Brasil o modelo de aula em que os professores ensinam e os alunos escutam, sem que ocorra interação entre eles. (Reelabore essa discussão) Com isso, alguns estudantes acabam desinteressando-se pela escola, aprendendo cada vez menos e futuramente deficiências apresentarão nas universidades e no mercado de trabalho.  (Abordagem superficial) Ademais, esses indivíduos não irão desenvolver seu senso crítico adequadamente, tornando-se alvos fáceis de desinformação e manipulação. Essas Fake News (Como assim?) serão repassadas nas redes sociais, pois desconhecem maneiras para verificar a veracidade do conteúdo. Por outro lado, outros escolares desistiram da escola. (Não compreende a estrutura do texto)

Diante dos fatos expostos, infere-se que o analfabetismo funcional poderá ser amenizado no país por meio da adoção de novas metodologias interativas nas salas de aulas pelos professores como a sala invertida, debates, jogos e blogs. Dessa forma, os alunos ficarão motivados a aprender mais, tornando-se bem preparados para o mercado de trabalho. Portanto, o Brasil formará indivíduos com senso crítico, de maneira que não sejam manipulados ou disseminem informações falsas, exercendo adequadamente sua autonomia e cidadania.

Comentários do corretor


É preciso delimitar as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto, tendo em vista que a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200