A realidade pode ser outra. - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 05/03/2020

Status:

Corrigida
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Sabemos  (Evite ideia de primeira pessoa) que o analfabetismo não vem de hoje. Claro,  (Evite esse tipo de construção) tivemos uma época que as pessoas de sítios e roças não tinham condições de se manterem em uma escola devido ao trabalho (Reestruture essa discussão). Alguns adolescentes e jovens acreditam que, (Sem vírgula) deixar a escola de forma drástica lhe trará algum benefício no futuro. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore e apresente a tese)

Também sabemos  (Evite ideia de primeira pessoa) que são mais de 15 milhões de jovens e adultos que não sabem ler ou escrever. Mas será que é realmente culpa deles? Ou é um tipo de falta do incentivo familiar? (Não compreende a estrutua do texto)

Será que devemos acreditar no que realmente algumas pesquisas nos afirmam? (Reformule essa ideia) Pois a realidade pode ser outra, pessoas analfabetas não são apenas pela falta de motivação, mas pela falta de interesse em querer aprender o que os professores passam. Milhares de escolas espalhadas por aí com alguns alunos que simplesmente querem o vandalismo, a bagunça, colar chiclete na mesa do amiguinho. (Reelabore e desenvolva a discussão de acordo com a estrutura do texto)

O analfabetismo não é para todos, e os que tem a chance de aproveitar, poderia fazer isso e ainda levar o devido conhecimento para seus avós ou pais que não tiveram a oportunidade de aprender. (Reveja a discussão apresentada, pois ela não se enquadra no tema proposto. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para delimitar as discussões que serão abordadas ao longo do desenvolvimento, pois as discussões estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200