Sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que o analfabetismo não vem de hoje. Claro, (Evite esse tipo de construção) tivemos uma época que as pessoas de sítios e roças não tinham condições de se manterem em uma escola devido ao trabalho (Reestruture essa discussão). Alguns adolescentes e jovens acreditam que, (Sem vírgula) deixar a escola de forma drástica lhe trará algum benefício no futuro. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore e apresente a tese)
Também sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que são mais de 15 milhões de jovens e adultos que não sabem ler ou escrever. Mas será que é realmente culpa deles? Ou é um tipo de falta do incentivo familiar? (Não compreende a estrutua do texto)
Será que devemos acreditar no que realmente algumas pesquisas nos afirmam? (Reformule essa ideia) Pois a realidade pode ser outra, pessoas analfabetas não são apenas pela falta de motivação, mas pela falta de interesse em querer aprender o que os professores passam. Milhares de escolas espalhadas por aí com alguns alunos que simplesmente querem o vandalismo, a bagunça, colar chiclete na mesa do amiguinho. (Reelabore e desenvolva a discussão de acordo com a estrutura do texto)
O analfabetismo não é para todos, e os que tem a chance de aproveitar, poderia fazer isso e ainda levar o devido conhecimento para seus avós ou pais que não tiveram a oportunidade de aprender. (Reveja a discussão apresentada, pois ela não se enquadra no tema proposto. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para delimitar as discussões que serão abordadas ao longo do desenvolvimento, pois as discussões estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |