A alfabetização é indispensável para se ter uma boa escrita e uma boa leitura dentro do limite (Reformule essa ideia), mas o analfabetismo esta está presente tanto para adolescentes, para jovens quanto para pessoas já de idade. (Problemas na construção de sentido. Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Reestruture e apresente a tese)
A porcentagem de analfabetizados é bem maior para idosos, pelo fato de que muitos em sua época escolar, (Sem vírgula) não permaneceram firmes em seus estudos, para hoje serem alfabetizados, muitos largavam as escolas para poderem trabalhar, ou nem sequer tinham a oportunidade de aprender. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore e articule mais as discussões)
E nos dias atuais, (Sem vírgula) a analfabetização esta está em campos de jovens/adolescentes desistentes ou repetentes, (Reelabore essa discussão) que de alguma forma até buscam mudanças, procuram aprender, procuram se alfabetizar, voltar às salas de aulas, mas são intimidados por outros jovens, fazendo com que eles se sintam envergonhados de estarem a um passo atrás dos outros, alguns até conseguem se manter firme, passar por cima de zoações alheias, mas alguns possuem um psicológico mais fraco. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões. Evite períodos longos)
Uma das maneiras de se alfabetizar, (Sem vírgula) é voltar às escolas, procurar programas de alfabetização, cursos, reforços de leitura ou escrita, e as pessoas as voltas dos analfabetizados procurar sempre estar incentivando os, ajudar quando for preciso, levar até a uma solução, nunca julgar, sempre apoiar, e os própios analfabetizados precisam também querer uma mudança, precisam querer aprender. Como Imannuel Kant nos diz : "O homem não é nada além do que a educação faz dele". Para querermos um sucesso promissor devemos de fato nos educar, melhorar sempre, crescer metalmente, e buscar aprender sempre mais. (Problemas na construção de sentido. Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias ao longo do desenvolvimento. Evite períodos longos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |