Atualmente, o Brasil apresenta uma queda nas taxas de analfabetismo, no entanto essa questão ainda é considerada um problema social relevante devido aos altos índices registrados e a persistência de elevados números de pessoas analfabetas funcionais (Melhore a progressão de ideias), refletindo em inúmeras consequências sociais e econômicas.
No tocante ao analfabetismo funcional este é fruto de uma baixa qualidade e ineficiência (Melhore a construção de sentido) no plano educacional vigente em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país. Nota- se a existência de um sistema de alfabetização arcaico no qual o indivíduo é avaliado constantemente perante um coletivo pelo seu desempenho em disciplinas e conteúdos padrões em detrimento a valorização das individualidades e capacidades do sujeito, bem como existe de uma baixa valorização do ensino que leva em consideração o contexto social em que o indivíduo está inserido. (Problemas na progressão de ideias. Reelabore as discussões)
Nesse perspectiva, a falta da criatividade e estímulo ao aprendizado leva a diminuição do interesse por parte do indivíduo, deixando limitado o desenvolvimento de habilidades individuais e potencialidades dentro de um grupo. Assim, a inexistência de qualificação dos docentes para explorar as qualidades do sujeito e falta de investimento público na busca por melhoria da qualidade do ensino geram um desinteresse e afastamento da escola. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)
Nesse sentido, os investimentos em recursos, material pedagógico, prédios e programas que melhoram o acesso e garantia do direito à educação, bem como melhoram o quantitativo de indivíduos alfabetizados. (Problemas na construção de sentido) No entanto, a baixa qualidade do ensino básico gera uma dificuldades em interpretar textos básicos e resolver operações matemáticas básicas o que chamamos (Evite ideia de primeira pessoa) de analfabeto funcional, o indivíduo passa a ter dificuldades de desenvolver um senso crítico perante questões sociais importantes. (Não compreende a estrutura do texto)
Assim, é necessário interesse do poder público em investir na qualificação dos docentes e um plano educacional consistente que estimule o sujeito ao aprendizado e desenvolvimento pessoal, levando em consideração suas individualidades e elevando seu papel dentro da sociedade.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |