“Uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.” Analisando essa ideia percebemos (Evite ideia de primeira pessoa) que o analfabetismo funcional, (Sem vírgula) não afeta o individualizado por si só (Vírgula) e sim o todo (a sociedade). Se lermos veremos (Evite ideia de primeira pessoa) que as pesquisas feitas relacionadas a esse assunto, (Sem vírgula) mostram índices alarmantes. Porém, tendo em vista que há vários aspectos que podem diminuir nos resultados (Vírgula) e assim chegara chegará uma época que não existirá mais esse problema no de alfabetismo do ser humano. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore as discussões)
Podemos citar um exemplo de que podemos mudar; (Reelabore essa construção. Problemas na construção de sentido) A a serie série "Segunda Chamada", reproduzida pela emissora Globo, mostra a realidade de alguns jovens e adultos que tiveram por algum motivo seus estudos interrompidos, mas com o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) eles tiveram uma segunda oportunidade de se alfabetizarem. Precisamos investir nesses programas para que todos possam ter uma educação, mas tendo em vista que esses ensinos nem sempre são um dos melhores, pois não tem verbas para serem investidas. (Problemas na progressão de ideias. Não compreende a estrutura do texto)
Por outro lado no Brasil ainda existe a concepção que os menos favorecidos não tem têm a capacidade de aprender, assim aceitando a mão de obra pesada e barata do país. Acarretando ainda mais o analfabetismo, (Como essas discussões estão relacionadas?) no entanto vem reduzindo-se a cada dia os índices de jovens e adultos não alfabetizados, principalmente no Norte e Nordeste, que seriam uns dos estados com mais casos. (Problemas na progressão de ideias) Que mostra a eficácia desses programas políticos em curso para a educação básica. (Abordagem superficial do tema proposto)
Em virtude dos fatos mencionados temos a consciência que todos têm direito da à educação básica, e que os governos deveriam investir mais nesses programas para aqueles que por algum motivo não conseguem estudar, desde que precisa trabalhar ou ate mesmo porque não consegue chegar a escola por ser longe, assim então disponibilizando recursos para que todos os indivíduos sejam alfabetizados. (Problemas na construção da argumentação. Reveja elementos coesivos e evite períodos longos. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |