Analfabetismo funcional no Brasil: quem é o responsável? - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 04/03/2020

Status:

Corrigida
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Nos últimos tempos, o analfabetismo funcional tem crescido cada vez mais, tornando (Evite o gerundismo) um problema comum entre nós brasileiros. (Ideias fragmentadas) Principalmente com a evolução da tecnologia, onde (Reveja pronomes relativos) o ser humano passou a parar de ler e praticar a escrita, isso acaba afetando (Evite o gerundismo) muito no desenvolvimento do português (Reveja como essa discussão se relaciona com o tema). Não só afeta no desenvolvimento do português, mas quando o indivíduo for procurar um emprego, participar de vestibulares, etc. (Cuidado, pois as discussões iniciais apresentam marcas de tangenciamento. Reformule e apresente a tese)

(Reveja elementos coesivos para melhorar a coesão entre os parágrafos) O uso de abreviações e gírias é algo que atrapalha no avanço da aprendizagem, pois assim você acostuma com essa facilidade e começa a esquecer como se escreve. Com o celular na mão quem é que vai querer pegar em um livro ou treinar a escrita?, por causa disso várias pessoas no mundo inteiro passa dificuldade na questão da interpretação de texto e de realizar operações matemáticas. Muitos estudantes carregam esse problema desde o ensino fundamental, porque o Brasil valoriza mais a pontuação do aluno do que o conhecimento, não só a escola deve ter o papel de ensinar o letramento mas os pais também, visto que a primeira educação e aprendizagem vem de casa. (Reveja como as discussões apresentadas se relacionam uma vez, de modo a evitar o tangenciamento do tema proposto)

Como atualmente a tecnologia está bastante evoluída (Vírgula) a concorrência entre os livros e celulares fica maior ainda, hoje em um aparelho que quase todos possuem, (Sem vírgula) é possível ler um livro, assistir uma aula de português, baixar algum conteúdo entre várias outras funções (Abordagem expositiva do tema proposto). Então fica mais difícil convencer os úsuarios do celular de que o melhor a se fazer é desapegar do aparelho e ler alguma coisa ou escrever (Argumento com base no achismo). Se ninguém intervir a pessoa crescerá com esse problema nas costas (Evite esse tipo de construção). Eu penso que se no Brasil nas provas fossem cobradas mais o conhecimento do que a quantidade de pontos o aluno aprenderia melhor, pois assim ficaria mais específico saber no que ele possuí mais dificuldade. (Evite o desenvolvimento do texto em primeira pessoa. Reformule, delimite e articule as discussões)

Os pais e as escolas do Brasil inteiro juntos conseguem enfrentar essa barreira e acabar com o analfabetismo, porque eles são os responsáveis por cuidar disso (Reformule essa ideia). As escolas deveriam impor mais ensinamento de redações por exemplo. (Ideias fragmentadas) Fazendo (Evite o gerundismo) com que os estudantes compreendam mais os gêneros textuais, enquanto os pais dos alunos dediquem a leitura dos filhos (Vírgula) tirando (Evite o gerundismo) a dificuldade da interpretação de texto. (Desenvolva a proposta de intervenção com mais clareza. Todos os elementos da proposta têm de estar desenvolvidos: agente, modo, meio e beneficiário)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Fatos e dados são fundamentais para enriquecer a argumentação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200