Um analfabeto funcional é uma pessoa incapaz de fazer interpretações textuais e resolver cálculos matemáticos, isso ocorre por falta de motivação aos estudantes, por falta se um ensino qualitativo e pode ser o resultado de uma gravidez precoce, porque a adolescente que engravida tem que cuidar do seu filho, portanto, ela abre mão dos seus estudos. (Problemas na progressão de ideias. Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)
De acordo com o INAF (Indicador de Analfabetismo Funcional) mais de 30% da população é um analfabeto funcional (Reelabore essa ideia) (pessoas com 15 a 64 anos), no na qual, (Sem vírgula) a maioria desiste de estudar por se achar incapaz de aprender ou por ter sido reprovado anteriormente, mas tem têm casos que a escola que (Evite queísmo) não oferece um ensino de qualidade, (Sem vírgula) por causa do governo que não ajuda com a cota e pela profissão dos professores estar sendo menos concorrida ultimamente. (Delimite as discussões que serão desenvolvidas, tendo em vista que a abordagem está superficial, além de apresentar problemas na construção de sentido)
No Brasil, há uma estimativa de 66% de adolescentes grávidas (de 15 a 19 anos), entretanto, (Sem vírgula) esse pode ser um dos motivos de ainda existir pessoas analfabetas funcionais (Como assim? Reelabore essa discussão). (Não compreende a estrutura do texto)
Enfim, se houvesse um órgão governamental para influenciar esses grupos de pessoas a estudarem talvez o índice de pessoas analfabetas funcionais diminuiria e se o governo desse mais importância a educação (cumprindo com as cotas escolares) existiria menos pessoas passando por essa situação. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e articuladas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |