Mastigando palavras - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 04/03/2020

Status:

Corrigida
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Quantas vezes na escola você já ouviu seu professor dizer: "Leia, leia bem e quantas vezes for necessário"?. A leitura é fundamental desde de textos altamente complexos até simples questões de matemática, não somente a leitura de palavras mas a compreensão de imagens em si. (Reelabore as discussões de acordo com a estrutura do texto e apresente a tese)

O analfabetismo funcional ainda é um problema porque muitas pessoas (Vírgula) até mesmo estudantes (Vírgula) não conseguem compreender textos básicos , mesmo sabendo ler e escrever (Essa discussão precisa estar mais articulada). Essa dificuldade de entender textos prejudica, pois as pessoas acabam se sentindo insuficientes devido críticas vindas de outras, desistem de ir a escola, ou de querer aprender algo a mais. (Evite uma argumentação clichê. Reelabore e desenvolva mais as ideias apresentadas)

Esse problema também surge no âmbito digital, entre piadas e frases engraçadas, (Sem vírgula) que surgem rapidamente na internet, e você acaba sendo pego de desprevenido por um termo engraçado e diferente e passa a usá-lo no dia a dia, por vezes sem saber o significado das palavras ou de onde ela surgiu. (Não compreende a estrutura do texto. Abordagem superficial do tema proposto)

O analfabetismo ainda permanece, pois falta incentivos do governo, com mais campanhas de leitura e interpretação de textos, distribuição gratuita de livros para crianças e jovens de baixa rende  renda e em situações precárias (Reformule essa proposta. Os pais também devem incentivar seus filhos, lendo para eles pequenas histórias desde de pequenos, para que se envolvam com a leitura e o conhecimento. (Proposta superficial. Reelabore)

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as discussões para evitar uma abordagem superficial ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200