Analfabetismo funcional, um problema social - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 04/03/2020

Status:

Corrigida
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A educação básica é crucial para desenvolver o indivíduo, favorecendo seu intelecto, sua cognição e toda reflexão inicial frentes problemáticas cotidianas no decorrer da vida (Problemas na construção de sentido. Reelabore essa ideia). Por isso é imprescindível debater sobre o analfabetismo funcional no Brasil (Vírgula) porque problematiza sua persistência e provoca discussões necessárias (Reestruture essas discussões). Dessa maneira, questão sobre baixo desempenho nas escolas públicas, evasão escolar, preconceito e, acima de tudo, desigualdades sociais somam respostas ao impasse apresentado. (Reestruture as discussões iniciais de acordo com a estrutura do texto)

Nesse contexto, é notório questionar a respeito do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Melhore a construção de sentido) – IDEB cujos dados mostram deficiência em interpretação de texto e matemática. Esses índices são reflexo de uma gestão política fraca baseada num modelo curricular de ensino retrógrado e conteudista quando comparado aos países desenvolvidos (Reelabore e articule mais essa ideia) (Noruega, Finlândia, Canadá e outros) nos quais a competência, a criatividade e as habilidades individuais são valorizadas. Então, não é possuir aula e conteúdo todos os dias, mas a forma metodológica maciça pelo  pela qual o aluno foca apenas em tirar boas notas e passar de ano. (As discussões estão pertinentes ao tema, no entanto a abordagem está superficial)

Por conseguinte, infere-se um quadro estrutural, ou seja, alunos são colocadas em salas de aula para aprender um modelo de ensino problematizado (Reelabore essa discussão, pois a abordagem está superficial) e, equacionado ao deficit  déficit de evasão, alunos deixam de frequentar a escola para trabalhar ou cansam das precariedades estruturais dos ambientes educacionais, o analfabetismo apenas dimensiona e revela quão urgente o país precisa de resoluções efetivas (Vírgula) as quais tragam (Reveja a seleção lexical) efeitos positivos e, (Sem vírgula) consequentemente diminua o analfabetismo. (Evite períodos longos. Reestruture as discussões apresentadas)

Além disso, esse cenário favorece outras discussões, os preconceitos, sendo assim, muitos indivíduos são criticados por não saberem interpretar um texto ou somar cálculos mais complexos na matemática. (Reformule essa discussão) Todavia, tais negativas resultam em falta de empatia e até analfabetismo por parte de quem zomba ou critica por não entender os reais motivos desse problema (Evite esse tipo de construção. Elabore um projeto de texto para delimitar as discussões). Logo, força-se entender a “metástase” da desigualdade social oriunda da apartação da distribuição de renda da qual resulta pessoas sem emprego, moradia e alimentação digna. Por essas razões, às vezes não falta conscientização, mas caráter e sensibilidade em adequar a história da população brasileira e sua formação socioeconômica diante dos percalços atuais. (Evite uma argumentação clichê)

Com base nessas considerações, a persistência do analfabetismo adentra na formação histórica da população brasileira e nos métodos de ensino atrasados. Logo, o Ministério da Educação – MEC deve aproveitar a nova reformulação curricular de ensino e incluir metodologias usadas em outros países, tais como: valorizar mais o professor, com salários maiores, focar mais no talento do aluno e nas suas habilidades para construir projetos socais e, dessa forma, ganhar bolsas de estudos em escolas renomadas (Reveja como essa proposta se "dissolve" no problema). Tais propostas iniciam soluções para desenvolver o país e possibilitar excelência na formação educacional do aluno. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. As ideias precisam ser delimitadas, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200