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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 04/03/2020

Status:

Corrigida
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Segundo a Lei da Inércia (Vírgula) dada por Newton (Vírgula) um corpo tende a permanecer em repouso até que uma força suficiente atue sobre ele, fazendo (Evite o gerundismo) mudar o percurso. Infelizmente, essa é a problemática do analfabetismo funcional no país. Uma luta contínua (Especifique essa discussão) sem muitos resultados positivos ao longo dos anos. Isso se dá devido a uma série de fatores que contribuem para essa inércia persistente (Vírgula) tais quais a falta de investimento na educação (Vírgula) e também a do sistema falho e arcaico que perdura até hoje nas escolas brasileiras. (Melhore a progressão de ideias. As discussões iniciais e a tese precisam ser desenvolvidas com mais clareza)

Um documentário realizado pela equipe do Globo Repórter (Vírgula) da emissora Globo, mostrou um pouco sobre como a Finlândia se mantém no ranking de melhor educação do mundo (Vírgula) e como a revolução educacional mudou até hoje a história do país (Essa ideia precisa ser mais articulada, pois, nesse primeiro momento, não contribui muito com a discussão do tema proposto)(Melhore a relação de ideias entre os períodos)  A inclusão de jovens, crianças e idosos de qualquer classe racial ou social nas escolas foi uma marca primordial para a mudança. Muito contraditório com a realidade do Brasil que começou a dar atenção para a educação, área de extrema importância, depois da constituição de 1984 (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Um investimento necessário, mas que passou e ainda passa despercebido pelos governantes. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ainda convém validar, (Sem vírgula) que a falta de motivação é a causa de milhares de crianças, jovens e adultos a desistirem dos estudos (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). O sistema ainda é muito antigo (Esse sistema precisa estar especificado no texto) e não há uma inovação ou um motivo aparentemente para continuar vencendo os obstáculos de muitos para estarem em uma escola, o que resultam em pessoas que acabam irrompendo esse processo tornando-se indivíduos com dificuldades em níveis profissionais e principalmente intelectuais, sendo incapazes de ler um texto ou fazer uma soma considerada fácil, por exemplo. (Argumento baseado no achismo. Reformule e apresente fatos e dados para melhorar a sua estratégia argumentativa)

(Bom uso de conectivos) Portanto, medidas são necessárias para a mudança no percurso dessa inércia. O Ministério da Educação (Vírgula) com a ajuda do governo (Vírgula) deveria (Reveja o tempo verbal) criar campanhas para incentivar a leitura (Detalhe mais o meio e o modo), capacitar os professores e motivar os alunos a comparecerem à escola (Vírgula) já que o sistema cada dia desmotiva mais as pessoas a fazerem isso. Dessa forma (Vírgula) igual a lei de Newton (Vírgula) a força seria suficiente e conseguiria mudar o percurso tornando (Evite o gerundismo) um país com menos desigualdade, mais oportunidade e menos analfabetos.
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto exploradas de modo superficial. Apresente dados e fatos para melhorar a sua estratégia argumentativa. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200