Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste? - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 03/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo funcional consiste basicamente na inaptidão do indivíduo em interpretar textos básicos. Esse contratempo engloba questões sociais e políticas que afetam diretamente os menos favorecidos (Vírgula) o que desiguala drasticamente o nível intelectual da sociedade. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

No Brasil, três em cada dez são analfabetos funcio- nais, funcionais sendo 8,7% em 2012. (Observe a falta de progressão de ideias) Nesse contexto, com as desigualdades sociais, os indivíduos perdem sua própria motivação muitas vezes por repetências na sala de aula e por serem considerados a base da pirâmide social, e por isso jovens acima de 15 anos renunciam os estudos.  (Abordagem superficial do tema) Dessa forma, os desfavorecidos têm menor acessibilidade à informação, o que os deixam vulneráveis (Vírgula) principalmente no âmbito digital como as Fake News (Reelabore a ideia dessa construção), por exemplo. E são indiretamente exclusos do meio em que vivem por conta justamente do grau escolar. (Evite uma abordagem superficial. Melhore a construção de sentido)

Em vista dos argumentos apresentados, (Evite esse tipo de construção) é neces- sário  necessário que o Governo crie políticas públicas que serão capazes de promover a autonomia da leitura e pers- pectiva perspectiva no indivíduo (De que maneira?), como o já existente programa Brasil Alfabetizado (Esse programa pode ser abordado ao longo do texto), o que auxilia o desempenho do ato de ler influenciado desde criança. (Melhore a construção de sentido. Reelabore as discussões e articule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200