O analfabetismo funcional consiste basicamente na inaptidão do indivíduo em interpretar textos básicos. Esse contratempo engloba questões sociais e políticas que afetam diretamente os menos favorecidos (Vírgula) o que desiguala drasticamente o nível intelectual da sociedade. (Desenvolva mais as discussões iniciais)
No Brasil, três em cada dez são analfabetos funcio- nais, funcionais sendo 8,7% em 2012. (Observe a falta de progressão de ideias) Nesse contexto, com as desigualdades sociais, os indivíduos perdem sua própria motivação muitas vezes por repetências na sala de aula e por serem considerados a base da pirâmide social, e por isso jovens acima de 15 anos renunciam os estudos. (Abordagem superficial do tema) Dessa forma, os desfavorecidos têm menor acessibilidade à informação, o que os deixam vulneráveis (Vírgula) principalmente no âmbito digital como as Fake News (Reelabore a ideia dessa construção), por exemplo. E são indiretamente exclusos do meio em que vivem por conta justamente do grau escolar. (Evite uma abordagem superficial. Melhore a construção de sentido)
Em vista dos argumentos apresentados, (Evite esse tipo de construção) é neces- sário necessário que o Governo crie políticas públicas que serão capazes de promover a autonomia da leitura e pers- pectiva perspectiva no indivíduo (De que maneira?), como o já existente programa Brasil Alfabetizado (Esse programa pode ser abordado ao longo do texto), o que auxilia o desempenho do ato de ler influenciado desde criança. (Melhore a construção de sentido. Reelabore as discussões e articule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |