É incontrovertível que o analfabetismo funcional é a realidade de muitos brasileiros. Logo, o constante crescimento destes casos estão tornando-se alarmante. Desse modo, deve-se tomar providências, (Sem vírgula) antes que este problema se agrave. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas)
Bem como, são considerados analfabetos funcionais, sujeitos que sabem ler e examinar números, entretando, não conseguem interpretar e solucionar interrogações matemáticas mais complexas (Problemas na construção de sentido. Reestruture essa ideia). Ademas, segundo pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados declararam não ler livros por não conseguiram compreender seu conteúdo, mesmo sendo tecnicamente alfabetizados. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
Além disso, o conhecimento é uma ferramenta fundamental para que o individuo indivíduo possa questionar o corpo social em que se encontra. Desse modo, a falta de uma educação básica é um meio utilizado pelo Estado, cujo o objetivo principal é à desqualificação dos indivíduos para trabalhos bem remunerados (Reformule essa discussão). Logo, tornando-se mão de obra barata e abundante. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite as ideias)
Diante disso, é de suma importância, (Sem vírgula) que o governo brasileiro proporcione aos cidadãos mais pobres à possibilidade de uma educação básica de qualidade (Proposta superficial. Reformule). Outrossim, o Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve investir na criação de workshops para professores, onde (Reveja pronomes relativos), (Sem vírgula) terão aprimoramento em seus mecanismos de ensino, para melhor combater o analfabetismo funcional. (Reestruture as discussões e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e articuladas de acordo com o texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |