Problema evidente - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 03/03/2020

Status:

Corrigida
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Analfabetismo funcional hoje no Brasil é um problema comum, pois afeta o aluno e a educação por falta de conhecimentos, interesse e desenvolvimentos de atividades. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões iniciais. Formule a tese)

Certamente, (Reveja elementos coesivos) o índice de analfabetismo vem aumentado cada vez mais em todo o país, pois envolvi  envolve a capacidade de ler e escrever, mas não a de interpretar (Reelabore a construção dessa ideia). As principais causas inclui  inclue a falta de motivações e também o acompanhamento dos pais em relação as crianças e jovens nos estudos, falta de estrutura das escolas, laboratórios e bibliotecas atualizadas (Vírgula)  e profissionais formados nas áreas correspondentes na educação (Vírgula) e também novas disciplinas (Vírgula) tais como dança e teatro. (Reveja elementos coesivos para melhorar a construção de sentido)

Além disso, a falta de transportes devido as unidades escolares ser  serem de em difícil acesso (Melhore a construção de sentido), citando também o avanço tecnológico que afeta o desempenho escolar (Como assim?), pessoas sabem ler mas possui erro ortográfico e o novo método de redes sociais e aplicativos que usam para gravar áudios e vídeos para facilitar a escrita, deixando o habito de ler e escrever de lado. Tendo como consequência oportunidades de empregos, serviços pesados e principalmente o preconceito. (Reelabore as discussões. A abordagem do tema está superficial)

Desta forma, a importância de ler jornais, revistas, livros e ter acesso a informações fundamentais de conteúdos mais complexos para treinar a interpretação,  (Melhore a construção de sentido) estudar em grupo para colocar em prática diferentes opiniões e técnicas de interpretação textual, atenção, aumento a (Problemas na construção de sentido) frequência da leitura e escrita, interesse do aluno em sala e a construção de mais escolas adequadas para o bom aprendizado dos alunos. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


A abordagem do tema proposto está superficial. Por isso, reestruture, delimite e articule mais as ideias que são apresentadas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200