Existe hoje no Brasil uma grande e brutal desigualdade social e econômica, (Sem vírgula) motivada por diversos fatores, (Sem vírgula) que afetam as castas menos favorecidas, e, por tanto portanto, com menos acesso à informação, inclusão digital, acesso a conteúdo educativo, cultural e profissionalizante. (Evite períodos longos, pois isso prejudica a contrução de sentido. Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
A educação é fundamental para um bom desenvolvimento de adultos proativos e com pensamento analítico-questionador, (Reformule essa ideia) restando a uma determinada parcela da sociedade, (Sem vírgula) tais acessos a estas fontes de ensino e de cultura (Essa construção está confusa. Reelabore), que muitas das vezes não é bem aproveitado, a exemplo de escolas particulares (Vírgula) ou mesmo públicas, onde mesmo o aluno não tendo um bom rendimento e aproveitamento das aulas, logra uma aprovação no fim do período letivo, para que a instituição cumpra metas e estatísticas de aprovação. O que é prejudicial para estes indivíduos, num futuro acadêmico, por exemplo. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture as discussões apresentadas)
Com este cenário, formam-se analfabetos funcionais, (Sem vírgula) que possuem diplomas e certificados, mas não por mérito e esforço pessoal, mas sim por conta do mecanismo educacional atualmente em exercício em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país.
Comentários do corretor
Reelabore e articule mais as discussões, pois a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |