Uma dura realidade - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 03/03/2020

Status:

Corrigida
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Existe hoje no Brasil uma grande e brutal desigualdade social e econômica, (Sem vírgula) motivada por diversos fatores, (Sem vírgula) que afetam as castas menos favorecidas, e, por tanto portanto, com menos acesso à informação, inclusão digital, acesso a conteúdo educativo, cultural e profissionalizante. (Evite períodos longos, pois isso prejudica a contrução de sentido. Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

A educação é fundamental para um bom desenvolvimento de adultos proativos e com pensamento analítico-questionador, (Reformule essa ideia) restando a uma determinada parcela da sociedade, (Sem vírgula) tais acessos a estas fontes de ensino e de cultura (Essa construção está confusa. Reelabore), que muitas das vezes não é bem aproveitado, a exemplo de escolas particulares (Vírgula) ou mesmo públicas, onde mesmo o aluno não tendo um bom rendimento e aproveitamento das aulas, logra uma aprovação no fim do período letivo, para que a instituição cumpra metas e estatísticas de aprovação. O que é prejudicial para estes indivíduos, num futuro acadêmico, por exemplo. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture as discussões apresentadas)

Com este cenário, formam-se analfabetos funcionais, (Sem vírgula) que possuem diplomas e certificados, mas não por mérito e esforço pessoal, mas sim por conta do mecanismo educacional atualmente em exercício em nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) país. 

Comentários do corretor


Reelabore e articule mais as discussões, pois a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200