De acordo com o filosofo filósofo grego Epiteto,"só a educação liberta",sendo assim fica evidente que educar é a melhor forma de combater o analfabetismo funcional no Brasil (Reelabore a construção dessa ideia para melhorar a construção de sentido). Porém isso não acontece, pois as autoridades não cumprem direito o seu papel (Vírgula) e alguns pais privam seus filhos de frequentar a uma escola. (As discussões precisam ser reelaboradas para melhorar a progressão de ideias. Formule a tese)
Em primeiro lugar, vale ressaltar que as condições de sobrevivência de algumas pessoas as impedem de ter uma educação melhor, pois alguns pais privam seus filhos de frequentarem a uma rede de ensino (Abordagem superficial do tema proposto. Reformule essa ideia), por não terem condições favoráveis ou até então por viverem em locais de difícil acesso.Em outros casos implica a falta de transporte. (Reestruture as discussões e evite períodos longos)
Em segundo lugar,o governo faz muito pouco para que uma criança ou um jovem tenha uma boa educação,visto que, (Sem vírgula) há poucos programas de reintegração educacional á para crianças,jovens e adultos que não concluíram todo o ensino fundamental ou nunca iniciaram seus estudos (Discussão superficial. Reestruture a ideia apresentada).Nelson Mandela já dizia que "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" (É preciso articular mais essa ideia).Todavia,fica claro que para mudar o mundo,deve-se mudar a educação. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore as discussões)
Portanto,cabe ao Governo (Vírgula) junto com o ministério da educação (Reestruture e apresente a sigla), prover a criação de novos programas para esses milhões e milhões de analfabetos ,estes também devem procurar ter acesso ao Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA),pois há esse programa instalado em algumas escolas e centros de educação.Em outros casos ,como o de ressocialização fica por conta do (PROERD) (Evite e reestruture essa discussão).Para que" a educação liberte" esses analfabetos presos em sua ignorância, é necessária a criação de programas ,como já dito antes. (Reelabore as discussões e apresente a proposta de internveção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita;
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |