Educação Inibida - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 03/03/2020

Status:

Corrigida
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No filme ''O Menino que Descobriu o Vento'', (Sem vírgula) é retratado um cenário de extrema pobreza, onde  (Reveja pronomes relativos) um menino luta por educação. Não muito distante da obra, nos dias atuais compreende-se que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas-ABED-, 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais. (Desenvolva mais o fato apresentado e relacione mais com o que vai ser desenvolvido ao longo do texto. Formule a tese)

Em primeiro lugar, é importante destacar que é notável que a educação é mais preservada em camadas sociais elevadas, em detrimento de condições financeiras, mas também de acessibilidade. Entretanto, as camadas mais baixas carecem desse mérito da sociedade. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture as discussões, pois a abordagem do tema está superficial)

Por conseguinte, presencia-se uma forte evasão escolar, onde jovens abandonam a escola em busca do próprio sustento, ou, muitas vezes, por falta de incentivo em decorrência de métodos arcaicos de educação, em escolas públicas. (Desenvolvimento limitado. Articule mais as discussões apresentadas)

Portanto, é mister  (Reveja a seleção lexical) que o Ministério da Educação tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da importância da educação, urge a criação de campanhas efetivas em redes sociais, paralelamente com a implementação de maior acessibilidade às escolas brasileiras. (Reelabore as discussões apresentadas e formule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200