Desde sempre, (Sem vírgula) enfrentamos (Evite ideia de primeira pessoa) um alto índice de analfabetismo no Brasil, podemos estipular que 1 a cada 4 brasileiros são alfabetizados devidamente (Apresente dados que possam comprovar). E temos os que são considerados analfabetos funcionais, que é um tipo de incapacidade para compreender pequenos textos, frases ou contas matemáticas. (Reelabore as discussões iniciais e desnvolva de acordo com a estrutura do texto. Apresente a tese)
O analfabetismo funcional pode se dividir em 3 níveis, que vai do 1° nível tratando-se de pessoas que compreendem somente frases, o 2° com pessoas que não conseguem tirar tantas conclusões após a leitura e o 3° que trata-se de pessoas com um entendimento mais amplo para leitura e cálculos matemáticos. (Problemas na progressão de sentido. Reelabore)
Infelizmente (Cuidado com a seleção lexical. Reveja elementos coesivos), nem todos tem têm um bom acesso à educação e nem incentivo para continuar tentando, (Ponto final) A ação correta que deveria ser tomada é a criação de escolas com focos em pessoas que sofrem com essa incapacidade, ou até mesmo salas especiais, para que os professores pudessem dar uma atenção maior a essas pessoas e (Vírgula) assim, poderíamos pelo menos (Evite esse tipo de construção) diminuir o índice de analfabetismo que está presente no Brasil e em diversos outros países. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reelabore as discussões, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial, além de não respeitar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |