Inteligibilidade Paradoxal - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 02/03/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro bíblico de Neemias registra que por volta do fim do quinto século antes da "Era Comum", os judeus que retornaram do exílio (Vírgula) em Babilônia (Vírgula) reuniram-se para ouvir a leitura pública da Torá, enquanto os integrantes da tribo sacerdotal dos levitas "explicavam a Lei Mosaica e davam o sentido dela", tornando possível que a sociedade judaica compreendesse os regulamentos prescritos em seu código de leis com maior clareza. Dessemelhantemente, é notória a persistência do analfabetismo funcional presente no contexto do Brasil hodierno (Reveja a seleção lexical), sendo oportuno analisar suas causas e consequências no âmbito social brasileiro. (Reestruture as discussões iniciais para melhorar a construção de sentido)

Primeiramente, é indubitável que o modelo de instrução usado nas instituições de ensino brasileiras é um forte agravante da situação. Em boa parte dos espaços escolares,  (Reelabore essa construção) as aulas ministradas limitam-se à exposição de conteúdo programático e aplicações regulares de testes que verificam o conhecimento dos estudantes (Vírgula) sem o auxílio de inovações tecnólogicas que poderiam complementar o aprendizado dos alunos, resultando numa formação escolar superficial, conforme corroborado pelos resultados obtidos pelo Brasil em exames internacionais que medem a capacidade de compreensão textual e de cálculo dos jovens brasileiros (Evite períodos longos. Reestruture essa discussão, pois está superficial (além de ser necessário para melhorar a construção de sentido). Ademais, a falta de autonomia intelectual  (Reelabore essa ideia) ocasionada pelo entendimento insuficiente de operações matemáticas básicas e dos diversos gêneros textuais, impede que uma parcela da população possa pleitear vagas de emprego formal que exigem uma educação elementar sólida. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture e delimite as discussões)

Adicionalmente, há fatores que obstaculizam a resolução do impasse. Apesar de o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), (Sem vírgula) ter incorporado em suas edições recentes livros digitais com exercícios em forma de jogos eletrônicos (Vírgula) que podem ser acessados por meio de "tablets", (Problemas na progressão de ideias) a quantidade de aparelhos não é suficiente para suprir a demanda.. (Reveja pontuação) Além disso, a estrutura física precária apresentada por uma quantidade majoritária das escolas da rede pública de ensino, que não possuem bibliotecas e laboratórios de informática, contribui  contribue para a existência de tal problemática, perpetuando-a.

É urgente, portanto, o emprego de medidas que atenuem o problema. Compete à Receita Federal destinar parte dos valores arrecadados em impostos ao Ministério da Educação, o qual usará tais recursos para produzir uma maior quantidade de livros eletrônicos (Vírgula) em apoio aos materiais impressos. Concomitantemente, o IBGE (Desenvolva a sigla) deverá mapear as bibliotecas municipais e comunitárias locais, disponibilizando seus endereços em seu site oficial, possibilitando que os estudantes tenham acesso gratuito à leitura (Reelabore essa proposta). Cabe ainda aos pais inculcar em seus filhos a importância e os benefícios derivados da leitura regular, no ambiente familiar. (Reelabore essa construção) Dessa forma, tal cenário de analfabetismo funcional será gradativamente transformada  transformado (Problema de concordância) no decorrer do futuro, pois, consoante ao pensamento do britânico Charles Chaplin, "as maiores conquistas foram conquistadas nas que se diziam impossíveis." (Cuidado com o gerundismo. Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas dentro do que é imposto pela estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Lembre-se de que há um limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200