Os policiais são os principais agentes responsáveis por estabelecer a paz e a segurança no estado de sociedade, (Reelabore essa ideia) o qual é definido por Jean-Jacques Rousseau como um estado de guerra e conflitos. Diante de tais funções, é inevitável que haja uma enorme pressão e responsabilidade sob esses profissionais, o que causa diversos problemas, como o suicídio. Por isso, é fundamental discutir de forma mais profunda tal situação, a fim de encontrar soluções eficazes para ela. (Melhore a relação das discussões apresentadas)
Primeiramente, é importante compreender quais os principais motivos para que a taxa de suicídio entre policias seja tão alta. Para tanto, é preciso verificar a forma como os policiais são treinados nos dias de hoje, assim como quais testes e exames são realizados. (Desenvolvimento limitado. Articule mais as ideias que são apresentadas no texto)
Outro ponto relevante, nessa temática, é compreender os fatores que impossibilitam a resolução do problema nos modelos atuais. A falta de compreensão por parte daqueles que vivem longe da realidade da profissão dos policiais é a principal causa das medidas ineficazes que vigoram (Quais medidas?)na atualidade (Abordagem superficial), assim como a falta de abertura de diálogo entre os policiais e seus superiores, preferindo lidar sozinhos com os problemas da vida cotidiana. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)
Torna-se evidente, portanto, a necessidade do diálogo dos policiais com profissionais capacitados. Sendo assim, o Ministério da Segurança Pública deve tornar obrigatório a consulta de policiais com psicólogos de forma periódica. Dessa forma, suicídios poderão ser evitados devido ao forte grau de capacitação dos psicólogos em ajudar e ouvir outras pessoas. Com isso, o estado de sociedade problemático e conflituoso descrito por Rousseau poderá ser controlado de forma eficaz pelos policiais. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser mais articuladas, uma vez que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 370 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |