Crimes de ódio - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 25/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A internet está intrinsecamente ligada ao homem moderno. Dessa forma, escolhas pessoais à até mesmo decisões políticas perpassam por essa ferramenta. Assim, as redes sociais surgem não só como palco de grandes mobilizações, mas também auxiliam no cumprimento da liberdade de expressão entre seus usuários. Entretanto, à medida que os discursos de ódio são reproduzidos no plano virtual, tal meio deixa de atuar como fonte de conhecimento para se tornar um espaço prévio de ameaça aos direitos humanos e, portanto, ao convívio em sociedade. 

Sob esse viés, ao configurar o aumento significativo de denúncias aos discursos de ódio entre 7 e 28 de outubro de 2018, período entre o primeiro e segundo turno das eleições presidenciais, a ONG SaferNet corrobora um cenário atrelado a polarização política. Desse modo, diante de campanhas cada vez mais ligadas à internet, a disseminação de notícias falsas permitiu a reprodução de intolerâncias, e em alguns casos, proferidas pelos próprios líderes políticos. Bom exemplo disso remete-se ao pensamento conservador e, (Semvírgula) que, (Sem virgula) resulta em afirmações de cunho homofóbico e sexista por parte do presidente Jair Bolsonaro.(Reestruture as discussões. Delimite e articule mais os argumentos)

Paralelo a isso, outro desafio atrelado aos crimes de ódio remete-se ao controle de dados por meio dos algoritmos, isto porque a partir do momento que se fornece apenas informações consoantes ao pensamento do usuário, e este comete intolerâncias, contextos velados de ofensas ligados ao gênero, etnia ou religião são gradualmente normalizados. Tal conjuntura ainda é intensificada pela impunibilidade de tais ações, uma vez que além do difícil rastreio das postagens em anonimato, muitas vítimas decidem não denunciar os crimes devido à falta de incentivo ou por simplesmente não atribuir a devida importância a ocorrência dessas ocorrências, dado em conta o cenário de ofensas cada vez mais constante tanto dentro, quanto fora da internet. (Relacione mais a ideia de "discurso de ódio nas redes sociais")

Em síntese, urge uma ação colaborativa entre o Estado e a sociedade (Vírgula) a fim de permitir o uso consciente das redes sócias sociais. Para isso, a Secretaria dos Direitos Humanos deve ampliar, por meio de campanhas televisas, centrais ou disques denúncias contra os crimes cibernéticos (Vírgula) a fim de que ocorra a punibilidade dessas situações. Soma-se a isso, (Sem vírgula)  a ação do Ministério da Educação na efetivação da lei existente contra os crimes resultantes de discriminações em ambientes escolares, com o auxílio de palestrantes e aulas interativas, a fim de que se evite desde já a propagação de intolerâncias. Poder-se-á, então, permitir com que as redes sociais sejam utilizadas somente para garantir os direitos consagrados na Carta Magna. 
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém algumas precisam estar mais delimitadas e articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200