Ódio não! - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 25/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Infelizmente, o desrespeito ao diferente sempre esteve presente na sociedade. Isso é corroborado pela obra naturalista “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo: o livro expõe a segregação social e os preconceitos enraizados no povo brasileiro do século XIX. Porém, estes não foram superados e seguiram assombrando o país, ganhando novas proporções com a popularização da internet, transformando-se nos discursos de ódio disseminados através das redes sociais. Dessa forma, faz-se necessário combater esse grave problema nacional. (Ótimo parágrafo de introdução)

Em primeira análise, pode-se fazer um paralelo entre a teoria naturalista e a persistência da intolerância. Conforme disse o filósofo Immanuel Kant, (Dois pontos_ “o homem é aquilo que a educação faz dele” (Melhore a relação de sentido com o outro período). Esse pensamento é consoante a uma parte do naturalismo, que defende que o indivíduo é moldado pelo meio (Reestruture essa discussão). Assim, os preconceitos são passados entre gerações, fazendo com que parte significativa da população ainda aja de forma tão retrógrada. Portanto, esse ciclo de perpetuação precisa ser quebrado para que tal problema seja superado.

Além disso, a popularização da internet e das redes sociais permitiu que os discursos de ódio fossem propagados no anonimato e atingissem mais pessoas. Geralmente partem de perfis falsos, ganhando ampla repercussão quando se dirigem a famosos. Todavia, esse é um problema comum que atinge boa parte da população, principalmente negros, mulheres e homossexuais, entre outras minorias. Ademais, muitas vezes os casos não são nem mesmo investigados, formando um quadro gravíssimo de desrespeito aos direitos humanos, declarados pela Organização das Nações Unidas (Vírgula) em 1948. (Ideias pertinentes, porém precisam estar mais articuladas)

Destarte, é preciso agir contra essa problemática. Com esse fito, a mídia deve reforçar o respeito à diversidade, envolvendo essa temática em suas produções televisivas, de modo a formar novas gerações mais conscientes quanto a isso. Complementarmente, cabe ao Ministério da Justiça criar delegacias especializadas em crimes virtuais, contando com equipe especializada e capacitada para descobrir a origem dos discursos de ódio. Consequentemente, a investigação e a punição aos responsáveis serão mais eficientes. Dessa maneira, o Brasil poderá superar a intolerância e deixar o panorama de “O Cortiço” restrito ao passado. (Articule mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200