O ódio em forma de palavras - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 24/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As redes trazem a possibilidade de fala para todos, permitindo até que ela seja feita de maneira anônima, usuários ''protegidos'' por tal recurso se aproveitam para realizar o chamado discurso de ódio. Tratasse Trata-se de mensagens que buscam promover o ódio, incitação a discriminação, e violência contra uma pessoa ou grupo, tentando justificar-se em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica. Tais mensagens acessíveis instigam simpatizantes a seguir com esse fluxo, e fomentam tais textos que se proliferam com total velocidade. (Reestruture as discussões iniciais.Apresente a tese)

Como a exposição na internet é algo comum, seja por forma de idéias ideias, expressão artistíca, comentário em certa foto, uma opinião ou entre outras, o tipo de informação mesmo pessoal está cada vez mais disponível a qualquer momento e para qualquer público, o ''stalkear'' é algo normal (Eviteesse tipo de construção. Reformule). As próprias redes socias podem e são usadas contra si mesmo, (Sem vírgula) como forma de argumentos em discussões e/ou bullying, por meio dos dados contidos ali. Mais combustível para tais discursos. (Não compreende o desenvolvimento do texto. Reestruture as discussões)

Online, pulamos (Sem primeira pessoa) de um assunto para outro e somos (Sem primeira pessoa) apresentados a mais e mais conteúdos apelativos e sensacionalistas para manter nosso vício nas redes, o que faz a leitura em ambiente virtual se tornar rasa, não há uma análise do que é apresentado, seu intuito ou um debate, acabamos (Sem primeira pessoa) apenas vociferando nossos pontos de vista e xingando comentários contrários. Ninguém mais se ''escuta''. (Reelabore as discussões)

Entretanto, foram feitas tentativas de mitigar esse fenômeno, em 2016 grandes empresas de tecnologia se comprometeram a apagar em menos de 24 horas mensagens que incitem crime de racismo, xenofobia ou sexismo (Como assim?). Apesar dos esforços, ainda vemos (Sem primeira pessoa) tais discursos presentes diariamente, portanto cabe a cada um de nós (Evite primeira pessoa) realizar ao menos uma tentativa de amenizar essa realidade. Não dar visibilidade, evitando o compartilhamento dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade), pois até como forma de crítica pode atrair mais pensadores com a mesma linha de raciocínio, o não compartilhamento evita esse tipo de situação. Uma ferramenta em diversos sites e aplicativos faz o seu papel neste combate, a opção de denunciar comentários abusivos/violentos, (Sem vírgula)está disponível para ser feito por parte do usúario, contribuindo com a exclusão desse tipo de mensagem. Por fim, o uso da empatia também deveria ser exercído, se colocar no lugar do próximo é sempre bem vindo e nesse contexto, necessário. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reelabore e delimite as discussões apresentadas. Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200