Discurso de ódio: intolerância ou liberdade de expressão ? - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 24/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo Immanuel Kant, (Sem vírgula) afirmava que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Ao contextualizar tal pensamento é notório o debate que o homem não nasce com o discurso de ódio, mas aprende a reproduzi-lo, e as redes sociais é são apenas um novo meio para tipos antigos de comportamentos. Em consequência disso, percebe-se a cultura do ódio e a linha tênue na liberdade de expressão. (As ideias precisam estar mais relacionadas)

A intolerância está intrínseca a falta de reflexão individual sobre o respeito a diversidade. Sob esse viés, é perceptível o déficit de debates saudáveis, principalmente a temas polêmicos e importantes para o ser social. Ademais a internet tornou-se uma terra sem lei, onde as pessoas agem por impulso e atacam aqueles que possuem um pensamento contrário ao seu. (Abordagem superfiicial das discussões)

A liberdade de expressão é elemento integrativo da dignidade da pessoa humana, garantido no art. 5º, (Sem vírgula) da Constituição Federal. Contudo, limite deve ser um aspecto inserido ao cidadão brasileiro, pois viver em sociedade exige respeito as divergências sendo-as expressas em âmbito virtual, ou não. Além disso, é necessário ressaltar que a sensação de invisibilidade e percepção do anonimato da internet -redes sociais- é motor incentivador dos ataques cibernéticos. (Articule mais as ideias apresentadas. Reestruture as discussões)

. Diante do exposto e da percepção de Kant sobre a educação, é necessário o uso da ética Kantiana, ou seja, pensar no próximo ao realizar suas ações (Essa discussão não se relacionou dessa forma. Reestruture). Portanto, é mister o debate social sobre a problemática, sendo amenizada através de propagandas midiáticas, patrocinadas pelo governo, assim como palestras escolares com participação familiar para que a cultura do ódio não seja repassada as próximas gerações. Por fim transformar a realidade, eis o desafio. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Reestruture e delimite as ideias. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200