Que incrível! Vocês só sabem odiar? Ou odiar é tudo o que vocês sabem fazer? O dia todo. Introdução desta redação foi copiada de uma rede social, onde uma pessoa fez essa pergunta para um grupo de pessoas que propagam a discórdia nas redes sociais. Com o avanço da tecnologia, as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Hoje, uma parte da sociedade vem perdendo a noção do que é público e do que é privado, confundindo liberdade de expressão com intolerância. Como consequência, os discursos de ódio nas redes sociais, são mais frequentes a cada dia. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule o parágrafo de introdução. Delimite as discussões e apresente a tese)
A internet trouxe inúmeros benefícios, como unir o mundo através de redes de computadores, Eessa nova era é incrível e veio para ficar (Reformule essa construção). E facilitar a vida de quem usa essa maravilha com respeito, responsabilidade e criatividade (Reformule). Entretanto, a finalidade que lhe será dada depende de cada cidadão. Par a par com a liberdade anda a responsabilidade, dizia Santo Agostinho. Em redes sociais é preciso ter responsabilidade ao usar tais ferramentas, pois, sendo de uso coletivo, não é coerente agir apenas de maneira individual. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)
Além disso, a liberdade de expressão não é um direito fundamental absoluto. A partir do momento que se ultrapassa o limite dessa liberdade, ofendendo alguém, espalhando ódio ou incitando a violência, põe-se em risco a convivência pacifica nas redes. Logo, será inevitável que respingue na vida real querendo ou não, atos como estes devem ser punidos pelas devidas autoridades. A facilidade e o alcance das atrocidades cometidas na vida virtual são mais devastadoras. Porque, (Sem vírgula) em segundos o mundo inteiro pode saber da covardia sofrida ou provocada, como na vida real, compartilhar ou fazer ação de ódio, racismo, machismo, fascismo e preconceito com raça, religião e condição sociocultural também é crime. (Reelabore as discussões. Delimite as ideias)
Portanto, faz-se necessário que o governo potencialize a fiscalização dos crimes que ocorrem na internet, além de criar leis específicas para o mundo virtual. As escolas e as famílias também têm um papel importante formando cidadãos conscientes da diversidade cultural e de opiniões que há no mundo e instruídos para um uso responsável da internet e das redes sociais. Mais debates, mais propagandas em todos os canais de mídias, preparação de uma sociedade mais crítica e mais consciente. Criticar não é ofender! Se a sociedade não mudar o problema se repete. Que todos juntos de harmonia encham o mundo virtual e real. (Evite esse tipo de construção)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões de acordo com a proposta do texto. Delimite os argumentos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |