A invenção da Internet foi fundamental para que as pessoas pudessem ter espaço para expressarem suas opiniões e comentários acerca de todos os assuntos, essa ação foi de certa forma incentivada principalmente pelo surgimento das redes sociais. Antes, a sociedade em geral só conseguia obter informações através da mídia tradicional (jornais, televisão, rádio, entre outros meios) e isso significava pouca possibilidade de argumentar e de questionar sobre aquilo que não concordavam. Hoje em dia essa situação é bem diferente, assuntos são discutidos com uma enorme amplitude de ideias e discursos. Mas até que ponto esses discursos são saudáveis e contribuem para a construção do conhecimento?
A internet traz a sensação ilusória de anonimato e isso faz com que muitas pessoas não tenham medo de dizer o que realmente pensam, faz com que não se importem nem mesmo com a forma como transmitem suas ideias. Essa atitude pode fazer com que muitos indivíduos acabem propagando discursos de ódio, ou seja, muitos acabam aceitando e repassando ideias e comentários preconceituosos e ofensivos, pois sabem que, se aplicadas, as consequências não serão graves, já que a Constituição brasileira não possui nenhuma lei que puna pessoas que propaguem esses discursos. (Reestruture e articule as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)
Quase sempre compartilhados rapidamente, é muito difícil deter o acesso de usuários das redes sociais a esses discursos, o que faz com que muitas pessoas leiam, comentem e causem uma polêmica ainda maior. Mas é exatamente isso que muitos indivíduos desejam, tentam influenciar e manipular o pensamento da maior quantidade possível de pessoas, que muitas vezes acreditam sem nem questionar o que leem e ainda repassam a informação para mais pessoas, gerando uma eterna onda de discursos de ódio, já que sempre terão pessoas que concordam e outras que discordam daquilo que foi compartilhado (Reformule essa discussão). Muitos, (Sem vírgula) ao invés de tentarem argumentar e causar uma discussão que possa contribuir com o conhecimento (Vírgula) começam a ofender um ao outro, fazendo e incentivando inclusive ataques racistas, homofóbicos, misóginos, xenofóbicos, etc. (Evite discussões superficiais. Delimite e articule mais os argumentos)
É preciso que o Governo, principalmente o Ministério da Ciência, comece a pensar em medidas que possam diminuir a propagação de discursos de ódio, como a criação de algoritmos que sejam capazes de identificar comentários ofensivos e discriminatórios, além de uma equipe que possa fazer isso manualmente, usando os modelos existentes dentro de empresas que trabalham para o funcionamento de redes sociais. Mais que isso, é necessário também que seja criada uma lei para punir os responsáveis por incitarem esses discursos, assim como a divulgação sobre o tema para a sociedade em geral e o incentivo à denúncia por parte dos usuários de redes sociais. (Reelabore e articule mais a proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Além disso, lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |