Pontos negativos das redes - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 23/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O século XXI é conhecido por ser a era da informação rápida. Porém, o discurso de ódio nas redes sociais se torna um ponto negativo das mídias por expor pessoas a comentários preconceituosos de agentes sem pudor (Melhore a relação de sentido com o período anterior). Assim, essas pessoas atacam suas vítimas seja por motivos raciais ou até mesmo por não estar de acordo com a aparência desejada. (Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)

É indiscutível que ainda há atitudes de preconceitos racial, e nas redes sociais isso é exposto frequentemente. Por exemplo, a atriz Taís Araújo foi alvo de cometários racistas em sua página no Facebook e precisou recorrer à polícia. Dessa forma, racistas aproveitam-se das redes, que são a maneira mais próxima de atingir suas vítimas (Vírgula) e enchem de comentários maldosos para denegrir a imagem da pessoa. Deste modo, torna o uso das mídias algo negativo e polêmico. 

Ademais, não só de preconceitos raciais é demostrado o discurso de ódio na internet. São inúmeros motivos, até mesmo a aparência física não agradar o outro. Foi assim, (Sem vírgula) que a cantora Demi Lovato sofreu críticas por estar acima do peso e consequentemente contribuiu para que sua não aceitação pessoal voltasse a levando a depressão e internação. Logo, muitas pessoas têm sua autoestima abalada por comentários maldosos por um mínimo de pessoas que não sabem usar as redes sociais. (Abordagem superficial. Articule mais as discussões apresentadas)

Portanto, para diminuir os pontos negativos das redes sociais (Problemas na construção de sentido). A organização das nações unidas para a educação (?), a ciência e a cultura deve contratar pessoas que detecte esses conteúdos e apague de modo que diminua a exposição da vítima. Juntamente com o governo, que deverá criar leis mais rígidas para punir quem pratica esta ação. Deste maneira, haverá menos pontos negativos em relaçao ao uso das redes por todos. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Elabore um projeto de texto para melhorar a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200