A internet revolucionou a comunicação entre as pessoas, tornando-a quase que instantânea, imagens, notícias e dados chegam em poucos segundos a longas distâncias. Mas o que deveria servir para aproximar pessoas, acaba muitas vezes sendo usado para gerar discursos de ódio nas redes sociais. Uma nova publicação pode desencadear a formação de um tribunal virtual, onde (Reveja pronomes relativos) sentenças são dadas e separam diferentes opiniões em diferentes trincheiras que disparam comentários carregados de rancor, preconceito e tudo o que mais perverso a mente humana possa imaginar. Essa situação obriga que a sociedade em geral tome consciência de seus atos e que as autoridades e gerenciadores dessas mídias tomem medidas mais efetivas conta o seu mau uso. (Reestruture as discussões de acordo com a proposta de intervenção)
As pessoas devem ter em mente a consequência de suas publicações e comentários, pois podem gerar processos tanto na esfera cível quanto criminal, que além da dor de cabeça, podem gerar grandes prejuízos financeiros e a sua imagem pessoal e profissional (Problemas na construção de sentido). Além disto, o compartilhamento de publicações e ideias já foram responsáveis por tragédias ocorridas em várias partes do mundo, onde inocentes acusados injustamente por supostos crimes chegaram a serem mortos. Mesmo os casos "mais simples" podem ocasionar graves prolemas psicológicos nas vítimas. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões)
Já as autoridades devem endurecer as leis já existentes, que apesar dos avanços, ainda pecam na punição dos autores desses crimes virtuais, não facilitam a busca dos verdadeiros donos dos falsos perfis que inundam a internet no Brasil e no mundo. Já as empresas que administram essas mídias têm o dever de dificultar a criação dessas falsas identidades, (Sem vírgula) através de métodos que exijam algum documento pessoal para a criação de um novo perfil, por exemplo, e uma maior fiscalização do que é postado nessas redes. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture a ideia)
Fica evidente a necessidade de inicialmente as pessoas repensarem suas atitudes nas redes sociais, tendo o discernimento do que publicam, pois podem gerar graves consequências tanto a elas quanto as pessoas que são suas vítimas. Mas o Estado também precisa mostrar que caso isso aconteça as pessoas terão punições severas e exemplares, cobrar dos gerenciadores destas mídias uma maior fiscalização para entrada de novos usuários e do que é veiculados nessas plataformas. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |