Não à liberdade de ofensa - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 23/04/2019

Status:

Corrigida
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O Brasil é composto de um espaço miscigenado e multicultural, em consequência do processo de formação do território que hodiernamente é considerado país. Nesse viés, pode-se afirmar que tais diferenças deveriam ser totalmente aceitas e respeitadas. Nota-se, por outro lado, que ódio e preconceito são constantemente disseminados em variados ambientes, onde se destacam as redes sociais.

O mundo eletrônico já não é mais destinado à confraternizações ou relações afetivas. O Facebook, por exemplo, passou a ser usado como meio de expressar opniões políticas, socias e religiosas. Com isso, o que ganha visibilidade são os debates em rede nacional, (Sem vírgula) causados pela insatisfação com a liberdade de expressão alheia. (Abordagem superficial do tema. Reestruture)

Outro aspecto a ser analisado, (Sem virgula) é que houve um aumento significativo dessa disseminação de preconceitos e intolerâncias durante a corrida presidencial do ano de 2018, no Brasil, no qual a homofobia, o racismo e a xenofobia eram propagados com veemência. Considerando que o mundo virtual é desmedido, os discursos de ódio nas redes sociais atingem, amplamente, vasta parte da população, este fator influencia direta, (Sem vírgula) ou indiretamente, (Sem vírgula) nos índices de violência do espaço que se trata, e dá abertura a genocídios que podem, e devem (Vírgula) ser evitados. (É preciso delimitar e desenvolver mais os argumentos)

Em virtude disso, é sensato afirmar que cabe aos responsáveis pelos endereços eletrônicos destinados ao convívio em comunidade virtual interferir de forma protagonista, considerando que, apesar de o atual quadro ser difícilmente revertido, pode sê-lo feito, ou ao menos reduzí-lo, por meio de medidas já adotadas por algumas redes sociais, como a fiscalização e o bloqueio de contas e conteúdos que possuam cunho desrespeitoso a uma ideologia, sociedade ou modo de vida, afim a fim de que, (Sem vírgula) ao reduzir os discursos, e mostrar para a sociedade que o respeito é o princípio de exercício da liberdade, e também direito assegurado, os índices de violência também diminuam.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200