Redes Sociais: Liberdade, Democracia e Disseminação de Ódio - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 22/04/2019

Status:

Corrigida
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As redes sociais revolucionaram a forma de se comunicar na internete. As manifestações de ódio também estão presentes na rede. A liberdade de espreção expressão não proporciona o direito a disseminação do ódio. (Reformule as discussões de acordo com a estrutura do texto. Apresente a tese)

O advento das redes sociais trouxe uma nova vertente para o modo de se comunicar pela internete. Antes, os usoários  usuários da rede se restringiam, na sua maioria, ao papel de leitores de conteúdos como artigos e reportagens ou participavam de diálogos pessoais, em ferramentas muito utilizadas, como o e-mail. A popularização das redes sociais gerou um fenômeno completamente novo, onde  no qual qualquer usoário  usuário pode ser leitor e autor dos conteúdos ao mesmo tempo, através da democratização das postagens, da transmissão em tempo real das informações (Vírgula)  e principalmente, (Sem vírgula) da possibilidade de opinar sobre qualquer assunto, tendo o mesmo ``poder de voz´´ das outras pessoas (Vírgula) uma vez que não importa a identidade ou a participação do indivíduo no assunto em questão. (Reformule as discussões. Delimite os argumentos)

Infelizmente , as redes sociais deram espaço também para manifestações baseadas no ódio e na ignorância, gerando conteúdos discriminatórios, racistas, homofóbicos, bem como apologia a violência. (Não compreende a estrutura do texto)

Ainda que a internete seja um ambiente de livre opinião, discursos discriminatórios e de ódio não podem ser asseitos aceitos (Vírgula) uma vez que ferem a ética e os direitos humanos e, em muitos casos, configuram crimes como a homofobia e o racismo. Para tanto (Vírgula) é necessário uma regulamentação dos conteúdos das redes sociais por parte do poder legislativo que não deixe dúvidas sobre a irregularidade destas amnifestações  manifestações de ódio perante a lei, para que se possibilite a fiscalização do material postado (Vírgula) além da aplicação de pena condizente com a gravidade do conteúdo. Também é indispensável que o assunto seja abordado nas instituições de ensino (Vírgula) uma vez que as crianças e jovens representam o maior número de usoários usuários destas plataformas, para que se consientize- conscientize os sobre os limites e respeito dentro do ambiente da rede. Campanhas de consientização devem ser veiculadas nos meios de comunicação como televisão e internete, direcionadas ao público em geral (Vírgula) levando em conta o alcance massivo dessas fontes de conteúdo. Sites de busca e as empresas responsáveis pelas redes sociais tem o dever de colaborar com eventuais ações judiciais referentes ao tema (Vírgula) além de criar ferramentas para o bloqueio das mensagens de ódio. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule a proposta de intervenção)

E, por fim, que cada cidadão busque pautar suas ações na ética e no respeito em busca de uma sociedade cada vez melhor. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto, reelabore as discussões e delimite os argumentos, pois isso ajudará a melhorar a construção de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200