Internet: o paradoxo da sociedade aceledara - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 22/04/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A internet tem sido uma ferramenta com muitas funções, (Sem vírgula) que possibilitam pesquisas e distribui informações, sendo também um meio de comunicação, promovendo conversas, onde (Reveja pronomes relativos) em poucos passos envia-se uma mensagem, posta-se um comentário, positivo ou negativo, pois dentro desse meio virtual há uma grande liberdade, (Sem vírgula) que pode ser chamada de impunidade, já que não há uma legislação oficial para a internet. (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)


   Este avanço tecnológico traz incontáveis benefícios aos seus usuários, mas cria um paradoxo: ao mesmo tempo que é uma grande forma de comunicação, dando um lazer no momento que ele tem total liberdade para acessar o que ele quiser na plataforma virtual, as redes sociais instalam novos problemas na sociedade, como o Cyberbullying, que é a prática da violência e incitação ao ódio pelos meios virtuais, algo que se tornou muito comum por ser muito fácil agredir virtualmente alguém pela internet, onde (Reveja pronomes relativos) é possível criar contas falsas que dificilmente serão rastreadas pela polícia ou qualquer forma de investigação. (Evite períodos longos. Reestruture as discussões)


   O caso de racismo envolvendo Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e sua filha Titi, teve uma grande repercussão na internet quando uma socialite resolveu fazer comentários intolerantes a respeito da cor de Titi na rede social denominada Instagram. O casal de atores procurou uma delegacia especializada em crimes virtuais e abriu um inquérito contra a socialite, porém este caso é um entre milhares. Todos os dias nas redes sociais crimes como a homofobia, o racismo, a apologia a violência são praticados, e seus praticantes não são devidamente punidos. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule a discussão)


   Identificar um indivíduo que pratica crimes virtuais fora da internet é algo difícil, que requer tempo e os devidos instrumentos para encontrar o IP do dispositivo e então localizar o usuário que praticou tal crime, mas os criadores dessas redes poderiam exigir dos usuários que ao criarem uma conta anexar documentos de identificação, como a Identidade civil ou o CPF, o que dificultaria a criação de várias contas com informações falsas.E aliado a isso também produzir um mecanismo que filtrasse das postagens criadas palavras que incitam a violência, que promovem o Cyberbullying, e com as palavras filtradas e descoberto uma atividade ilegal do usuário (Problemas na construção de sentido), bloquear a conta utilizada de forma errônea. Dessa forma, a internet se tornaria um objeto para entretenimento, comunicação e informação, não uma fonte disseminadora de preconceito, violência, (Sem vírgula) e qualquer tipo de discurso de ódio. (Evite períodos longos. Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reformule e articule as discussões de acordo com a proposta textual. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200