discurso de ódio nas redes sociais - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 22/04/2019

Status:

Corrigida
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O discurso de ódio nas redes sociais é procedente da má fiscalização e aplicação das leis que concerne aos meios tecnológicos, tendo em vista que o racismo, xenofobia, intolerância religiosa e aversão a ideologias políticas tomaram proporções ainda maiores vinculadas à internet (Vírgula) aliado à dificuldade em se identificar os usuários que levantam bandeiras segregacionistas e discriminatórias. (Evite períodos longos)

É possível afirmar que com o advento das redes sociais ficou ainda mais fácil a exposição de ideias violentas e descriminantes, atingindo uma massa maior de pessoas que partilham do mesmo senso. Isso é notável no massacre filmado e disponibilizado para milhares de pessoas nas redes sociais na Nova Zelândia (Vírgula) no qual dezenas de pessoas foram mortas em uma mesquita. É inadmissível que com tantas tecnologias os meios de comunicação sejam incapazes de impermeabilizar conteúdos nocivos ao bem estar social que são espalhadas ao vivo de forma banal como se fosse um vídeo tutorial. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as ideias apresentadas)

Vale ressaltar também que há uma grande dificuldade em se dar rostos a esses usuários uma vez que não estão somente nas redes sociais, mas também em outros âmbitos da internet (Vírgula) como a “Dark web” (Vírgula) que por meio do anonimato propagam a misoginia, racismo e terrorismo. Assim, faz-se nociva a percepção de que as redes sociais estão reclusas apenas a estreitar laços e facilitar a comunicação, mas que ela também é peça fundamental na disseminação do ódio. (Reelabore as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Com isso, os crescentes casos de massacres vinculados ao discurso de ódio comprovam a urgência de medidas no âmbito da internet. É necessária uma parceria internacional entre os países (Vírgula) a fim de endurecer as leis já existentes e acordar medidas que facilitem o reconhecimento de indivíduos que fazem uso de forma nociva da internet punindo-os. Espera-se, com isso, que haja uma diminuição no cultivo de ideais discriminatórios nas redes sociais. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)




 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200