O ódio que segrega - Banco de redações


O discurso de ódio nas redes sociais

Enviada em: 20/04/2019

Status:

Corrigida
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Com o advento da Internet, (Sem vírgula) pessoas do mundo inteiro e de todas as faixas etárias, gêneros, etnias e religiões diferentes passaram a estar conectados e a interagir, como se fossem uma “aldeia global”. Marshall McLuhan cunhou, em uma de suas obras, no século XX, o termo “aldeia global”, que significa que o mundo encolheu com o avanço das telecomunicações e das tecnologias, permitindo que as distâncias encurtassem. A “Internet” ainda era um projeto ideal quando McLuhan estudou a comunicação, porque, naquela época (anos 1960), seu uso era restrito ao Exército, tendo em vista o conflito ideológico da Guerra Fria, que envolveu as potências capitalistas e socialistas. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)

De certa maneira, a Guerra Fria teve seu fim em 1991, com a dissolução da União Soviética, e a Internet tomou outros rumos, passando a integrar nossa (Evite primeira pessoa) sociedade. De acordo com o depoimento do pesquisador e jornalista inglês James Bartlett (Vírgula) para o periódico Exame, a harmonia da Internet com a “aldeia global” de McLuhan “transformaria o nosso ambiente em mais informado, politizado e racional”. A rede social foi uma consequência do advento virtual e milhares de pessoas aderiram a “tendência”, mas a desordem e o caos reinam nesses lugares, (Sem vírgula) onde a opinião é, muitas vezes, anônima. (Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)

A partir disso, os usuários que se sentem isentos de leis e normas referentes à Internet, (Sem vírgula) iniciam um processo de “assédio” nas redes sociais, provocado pela disseminação de notícias falsas. Essas “notícias”, como alerta Bartlett, “apresentam conteúdos apelativos e sensacionalistas (...)”, e desvirtuam a ética e a boa conduta em ambientes que deveriam ser, por natureza, civilizados. Portanto, mesmo vivendo em uma “aldeia global”, com distâncias encurtadas, a humanidade distancia-se pela divergência de opiniões e cria bolhas de pensamentos semelhantes, ignorando o livre-arbítrio. (Como essas discussões se relacionam com o tema? Reformule)

Comentários do corretor


As ideias estão elaboradas de modo superficial, além de apresentar uma fuga de tema. Reestruture e reveja a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     220


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200